Apenas Rui, Rosinha e Galba assinam compromisso com o ECA

01/08/2012 12:08 - Política
Por Redação

Apesar da grande importância do tema, apenas três dos oito candidatos a prefeito de Maceió compareceram para assinar o termo de compromisso “22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. Os candidatos Rui Palmeira (PSDB), Galba Novaes (PRB) e Rosinha da Adefal (PTdoB) assinaram o termo, e falaram sobre suas propostas para a área. O termo de compromisso foi assinado na sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares.

“Não poderíamos faltar a um debate tão importante quanto esse. Temos percorridos os bairros da cidade, e quase todos os problemas estão relacionados com a criança e o adolescente. Seja a falta de pediatra, seja a falta de vagas nas escolas

. Criança e adolescente precisam de um olhar especial, com escola de tempo integral. Atualmente as crianças estão sem perspectivas. Muitos adolescentes só têm duas opções. Ou a ociosidade ou o mundo das drogas. É preciso combater a violência na raiz, no nascedouro, priorizando a criança e o adolescente”, disse Rui Palmeira, logo após assinar o termo com 22 propostas para a área.

O evento, onde os candidatos foram convidados a assinar o termo de compromisso, foi organizado pela Secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, através da Superintendência de Políticas Superintendente de Políticas para Criança e Adolescentes e Conselho Estadual Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A candidata Rosinha da Adefal destacou a importância do evento, lembrando que é importante a implantação de política sérias para a criança e o adolescente.

O terceiro candidato a assinar o termo, Galba Novaes, observou que as necessidades da área de políticas públicas para a criança e o adolescente são urgentes. “Esse é um compromisso importante, pois é um tema que diz respeito a todos nós. Maceió precisa planejar melhor suas políticas para investir melhor na criança e no adolescente, que são o futuro da nossa cidade. Não se pode improvisar numa área tão importante”, disse Novaes.
Indignação

O Presidente do Fórum de Estadual dos Conselhos Tutelares, Valdomiro Pontes, criticou a ausência dos candidatos faltosos.

“Esta é uma oportunidade única, um compromisso dos candidatos com a sociedade de Maceió. Isso [a ausência de parte dos candidatos] é vergonhoso. Cadê o compromisso com o Estatuto da Criança e do Adolescente?”, questionou Pontes.

O Termo
Entre os 22 itens do termo assinado pelos três candidatos hoje estão:

- Construir, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, um Plano de Governo que tenha como foco central o atendimento à população infanto-juvenil local, através de políticas públicas desenvolvidas pelos mais diversos setores da administração.
- Ampliar o número de vagas em creche e pré-escola para crianças de zero a cinco anos, tendo como meta, até o final do mandato, a universalização do atendimento na educação infantil.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..