O deputado federal Alfredo Gaspar celebrou, nesta segunda-feira (14), a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 234/2024, que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte, permitindo que doações a projetos esportivos e paraesportivos possam ser abatidas do Imposto de Renda. O parlamentar participou da votação direto do plenário Ulisses Guimarães, em Brasília, que contou com a participação de diversos esportistas nacionais.
Em suas redes sociais, Alfredo Gaspar destacou a importância do esporte como instrumento de transformação social: “Estou muito feliz! Nós acabamos de aprovar a Lei de Incentivo ao Esporte, que vai ser fundamental para a mudança de vida de milhares de jovens vulneráveis. É assim, trabalhando muito aqui no Congresso, que busco mudar a vida de quem mais precisa”, afirmou.
Com a nova proposta, pessoas físicas poderão deduzir até 7% do IR devido ao contribuírem com projetos esportivos, enquanto pessoas jurídicas terão direito à dedução de até 3%.
O parlamentar alagoano reforçou seu compromisso com políticas públicas que promovam inclusão, cidadania e oportunidades por meio do esporte, principalmente para quem mais precisa.
O texto segue agora para análise do Senado.