Massacre na Noruega completa 1 ano e 77 vítimas recebem homenagens

23/07/2012 10:45 - Brasil/Mundo
Por Redação

As vítimas do massacre que deixou 77 vítimas na Noruega recebem homenagens pelo país, neste domingo (22). Durante todo o dia, cerimônias lembram as mortes causadas pelo duplo atentado cometido pelo ultradireitista Anders Behring Breivik, que completa um ano.
Em 22 de julho de 2011, Breivik atirou contra pessoas, a maioria adolescentes, na ilha de Utoya, deixando 69 mortos. O local era acampamento de verão do Movimento da Juventude Social-Democrata. No mesmo dia, bomba colocada por Brevik explodiu em prédio do governo da capital Oslo, causando a morte de 8 pessoas.

Um ano depois
Os familiares das vítimas do massacre de Utoya visitaram ilha. Todos chegaram juntos de barco. Enquanto isso, na capital Oslo, a família real e o primeiro ministro, Jens Stoltenberg, prestaram homenagens, próximos ao edíficio que sofreu explosões.

"As bombas e os tiros foram feitos para mudar a Noruega", disse Stoltenberg a multidão de centenas de pessoas. "O povo norueguês respondeu, abraçando os nosso valores. O agressor perdeu. O povo venceu", acrescentou. Enquanto colocava coroa de flores no local das explosões, o primeiro ministro ainda afirmou que Breivik falhou com seu objetivo de destruir o multiculturalismo na Noruega.

O julgamento de Breivik já foi concluído e o veredicto será anunciado em 24 de agosto. Se for considerado penalmente irresponsável, o extremista de 33 anos corre o risco de ser internado em um centro psiquiátrico, possivelmente pelo resto da vida. Mas, se for declarado responsável, pode ser condenado a 21 anos de prisão, uma pena que pode ser ampliada enquanto for considerado perigoso.

Da mesma forma que em Oslo, as autoridades reforçaram as medidas de segurança em Utoya. Os atos começaram com uma oferenda de flores em Hoyblokka, o complexo governamental, onde Stoltenberg pronunciou o discurso na presença de familiares e sobreviventes.

Homenagens continuam
A expectativa é que as homenagens continuem por todo o dia e conte com a presença de convidados estrangeiros, representados pela primeira-ministra dinamarquesa, a também social-democrata Helle Thorning-Schmidt, que estará entre os oradores.

A igreja de Ringerike e a catedral de Oslo celebrarão depois as duas principais cerimônias religiosas em homenagem às vítimas, que serão lembradas igualmente nos outros templos de toda a Noruega.

A praça da Prefeitura de Oslo acolherá um concerto gratuito no qual vários artistas noruegueses se apresentarão e no qual a imprensa do país especula que o guitarrista americano Bruce Springsteen, de turnê pela Noruega, fará um show.
A família real norueguesa ainda estará presente em outros dos principais eventos do dia. Além de cerimônias religiosas, o resto do país prestará homenagem às vítimas do massacre com vários atos, como passeatas com rosas ou com tochas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..