O Varejo está se REinventando.

22/07/2012 09:09 - João Kepler
Por Redação
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Você já parou para pensar o quanto o Digital está mudando o Varejo tradicional? A evolução do Comércio Eletrônico (e-commerce) está surpreendendo até os varejistas mais modernos. Os gastos dos consumidores estão migrando também para o OnLine com a crescente penetração da Internet e isso está criando novos hábitos de compras. O e-commerce vem crescendo de forma superior ao varejo tradicional e continua aumentando em cerca de 30 por cento ao ano, a participação poderá dobrar nos próximos anos.

Até bem pouco tempo atras comprar OnLine era apenas uma questão de busca, preço e conveniência, agora os consumidores descobriram outras importantes funções para o e-commerce como compartilhamentos, customizações, opiniões, recomendações, recompensas, experiências e avaliações. E nesse ponto, o varejo físico tradicional precisa entender a importância destas funções sociais e de mobilidade para poder acompanhar estas características na velocidade com que as coisas acontecem e evoluem.

Os varejistas tradicionais terão que adaptar e equipar o PDV (Ponto de venda) para atender a um cliente que está se acostumando com facilidades e diferenciais que ele usufrui no mundo virtual. Esta adpatação passa pela transformação da maneira de pensar a venda no ponto físico, desde o atendimento, a interação até a forma de mostrar os produtos nas prateleiras.

O primeiro passo para acompanhar esta Evolução é entender que tudo hoje está baseado nas pessoas, pelas suas conexões, pela capacidade de engajamento e pela relevância social. As marcas não são mais aquilo que acham o que é e sim o que seus clientes dizem que é. Com isso, qualquer empreendimento deve ter total atenção a interação virtual, justamente porque o comportamento de compra se remodelou, tanto no OnLine como no OffLine.

Não se trata apenas de Social Commerce, mas de todo um contexto social e novo comportamento de compra influenciado pelo ecossistema social. Estratégias de premiação, pontuação, competição, consumo colaborativo, engajamento, atendimento ao cliente e geração de vendas por meio de ações diretas nos Pontos Físicos ou por meio dos sites e das redes sociais, fica mais claro que os varejistas podem e devem ter presença em todas as redes sociais.

Não são apenas as novas tecnologias que hoje permitem uma experiência mais completa e integrada nas lojas físicas, são questões ligadas ao comportamento do consumidor que já estão sendo estudadas e aplicadas tanto nas lojas como nos sites e-commerce.

Pois bem, com esse crescimento acentuado do e-commerce, mais pessoas vão começar a comprar online e os que já compram estão buscando novos benefícios, ferramentas, interações e oportunidades. Perceber e entender este momento, como estão pensando os clientes e como tudo funciona, é fundamental para estar pronto para disputar o mercado e atender as necessidades atuais dos consumidores.


É fato que a mudança chegou, é fato que o e-commerce é um caminho sem volta, é fato que o varejo tradicional já está se reiventando.

Pense Nisso! @JoaoKepler

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