Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro- diz o argentino Enrique Febbaro.

16/07/2012 12:19 - Raízes da África
Por Arisia Barros

Enrique Febbaro, argentino foi dentista por profissão e um entusiasta das viagens espaciais, nos idos da década 60.
Entusiasmado com a corrida do homem para ganhar o espaço, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade pelos esforços de quebrar a geografia da distância, entre polos equidistantes.
Estabeleceu um lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro" e durante certo período, o lema foi seu mantra de vida.
Quando em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr pisaram no “solo” da Lua, a bordo da Apollo XI, Enrique Febbaro, o argentino, resolveu fazer poesia e criou uma festa especial dedicada à amizade, como marco da conquista da lua.
A lua, eterna musa dos poetas apaixonados.
E contam por aí que foi assim que nasceu o Dia Internacional da Amizade.
A história diz, ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, aos poucos foi sendo adotada em outras partes do mundo.
Nas Alagoas, dos Palmares, o 20 de julho, Dia Internacional da Amizade vira festival de poesia na Mojubá Petiscaria Baiana, um espaço revestido pela energia dos encontros.
O Projeto Raízes de Áfricas em parceria com a Mojubá Petiscaria Baiana, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e da Saúde e Secretaria de Estado, realiza o VII Festival Alagoano das Palavras Pretas: “Mojubá O luku mi”/Eu saúdo Meus Amigos, que veste o compromisso de ser o interprete de momentos especialíssimos, regados a palavra, afagos e poesia, muita poesia.
O VII Festival Alagoano das Palavras Pretas que reunir as diversas gentes, você e seus amigos, para ouvir, sentir e ler poesias que valorizam a cultura negra.
Às vezes a gente esquece como as coisas simples podem ser tão especiais.
Na sexta-feira, 20 de julho, Dia Internacional da Amizade, convida os amigos e amigas e vem para o VII Festival Alagoano das Palavras Pretas: “Mojubá O luku mi”/Eu saúdo Meus Amigos, na Mojubá Petiscaria Baiana, para viver a presença dos bons e boas companheiras, ao som  da voz do cantor alagoano Gustavo Gomes e da cantora Madalena Oliveira.
Haverá também a entrega de certificados “Amigo É Coisa Para se Guardar” para as 10 melhores declarações de amor e amizade, do público que devem ser interpretadas ao vivo e a cores e ao lado do amigo a ser presenteado. Um júri fará a seleção das melhores declarações.
A Mojubá Petiscaria Baiana fica na Rua Dep. Luiz Gonzaga Coutinho, 186, Jatiúca, Maceió, AL (quase em frente à Choparia Alagoana, na Av. Amélia Rosa) O Festival é gratuito, mas com vagas limitadas. As reservas de mesa devem ser feitas até 19 de julho, às 19h, pelo e-mail da mojubapetiscariabaiana@gmail.com.
Mais informações: (82) 8834-5638/8827-3656
A gente espera você, viu?
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..