Usuários de redes sociais se dividem com presença de candidatos

09/07/2012 03:17 - Política
Por Redação
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Enquanto os candidatos aos cargos de prefeito e vereadores aguardam a definição do CNPJ de seus comitês para liberar o seu material de campanha, nas redes sociais os usuários já perceberam que este ano vários candidatos pretendem agir de forma ativa tanto no twitter como no Facebook.

Já no final de semana era possível ver os usuários divididos entre o apoio a diferentes candidatos e a irritação com o fato dos candidatos “invadirem” as redes sociais com diferentes mensagens de divulgação ou pedido de apoio.

Entre os principais candidatos foi grande a movimentação para criar seus perfis oficiais, tanto no Facebook como no twitter ( O You Tube e o Orkut também serão usados em menor escala), e todos aguardam o CNPJ para a liberação de suas páginas oficiais.

A maioria dos candidatos, principalmente na majoritária, conta com empresas ou funcionários especialistas nas áreas de redes sociais para fazer a divulgação e também a contrainformação, ou como os marketeiros políticos costumam dizer, a desconstrução da propaganda do adversário.

A utilização das redes sociais foi bastante utilizada na campanha presidencial vitoriosa de Dilma Roussef em 2010, e em Alagoas será basicamente a primeira eleição municipal, na qual estas ferramentas serão utilizadas.

O Blogueiro João Kepler do Cadaminuto iniciou a postagem de um estudo sobre a utilização das redes sociais nas campanhas eleitorais em Alagoas, clique aqui, e é enfático ao dizer que a internet será condição de vitória para qualquer candidato.

“Na internet é possível segmentar, falar para um público específico, criar conteúdo, tempo ilimitado, propagar o que foi veiculado em outros veículos e mídia, ter instantaneidade, é possível interagir diretamente com os eleitores e principalmente conquistar novos. Mas é preciso saber usar as ferramentas e ter boas práticas de convívio e uso” explicou ele em seu post.

Mesmo com a limitação imposta pela Justiça Eleitoral aos candidatos a cargos eletivos, é esperado grandes embates, principalmente entre os militantes e eleitores de cada um, as discussões prometem se acalorar com o andar da campanha e tudo que acontecer nas redes sociais deverá ter reflexo no mundo não virtual.

Cartazes, Panfletos e Furadinhos

Enquanto na internet a campanha já começou, nas ruas os candidatos ainda não colocaram seus materiais por conta da ausência do CNPJ, mas ainda esta semana a cidade deverá ser “infestada” com cartazes, santinhos e principalmente os furadinhos, aquela propaganda que aparece no vidro traseiro dos veículos automotivos.

O Cadaminuto apurou que apesar de ainda serem utilizado, os santinhos e cartazes estão mesmo perdendo espaço para a mídia nos automóveis, e as empresas responsáveis por este tipo de mídia consultadas pela reportagem confirmaram que a partir de quarta-feira devem estar lotadas com os pedidos dos candidatos.

“Nos preparamos para quadriplicar a demanda, e além da contratação de pessoal já estoquamos o material necessário para não ter problema de descontinuidade no serviço” explicou uma empresário do setor ouvida pelo Cadaminuto.

Geralmente os candidatos pedem para os correligionários espalhem os furadinhos entre seus familiares, mas acontece, principalmente no último mês de campanha o pagamento direto ao motorista para que ele utilize este tipo de mídia

“O grande alvo neste tipo de ação que denota o pagamento é o taxista, as empresas e cooperativas de radio táxi já perceberam isto e estão reunindo seus associados para definir regras, ou fechar valores para os respectivos candidatos” explicou um marketeiro.
 

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