Dilma receberá presidente eleito da República Dominicana

08/07/2012 23:23 - Brasil/Mundo
Por Redação

A presidente Dilma Rousseff receberá nesta segunda-feira em Brasília o presidente eleito da República Dominicana, Danilo Medina, que solicitará um plano de cooperação para reduzir a pobreza em seu país.

O economista de 60 anos, que deverá assumir a Presidência da República Dominicana no próximo dia 16 de agosto, manifestou diversas vezes sua confiança no modelo brasileiro durante a campanha eleitoral que garantiu sua vitória nas eleições de 20 de maio.

Segundo o político do Partido da libertação Dominicana (PLD), o Brasil "é um exemplo de crescimento econômico com redução de desigualdades", uma receita que deseja seguir durante sua gestão presidencial.

Segundo dados oficiais, aproximadamente metade da população do país vive na pobreza, um terço em situação de miséria, um problema que Medina trata como o principal desafio de seu futuro Governo.

Dilma conheceu Medina no último ano, quando recebeu o mesmo ainda como candidato presidencial. Na ocasião, o atual presidente eleito da República Dominicana também se reuniu com o ex-chefe de Estado Luiz Inácio Lula da Silva.

Após aquele primeiro encontro com Medina, Dilma afirmou que o político dominicano possui uma "comunhão de ideias" sobre a forma que a pobreza e a fome deve ser enfrentadas na América Latina.

Além disso, a presidente garantiu que, em caso de vitória - que veio a se confirmar -, daria "todo o apoio" e cooperação em seus planos para reduzir os níveis de pobreza, além de aumentar a relação comercial e econômica bilateral entre os países.

O comércio bilateral, que historicamente não passou dos US$ 500 milhões ao ano, é um dos pontos da relação que o Brasil deseja trabalhar com a República Dominicana. A ideia é ampliar e fortalecer essa relação.

Há dois anos, ambos os países também discutem uma possível associação da República Dominicana no Mercosul, bloco que o Brasil acaba de assumir a Presidência semestral e que compartilha com a Argentina, Uruguai e Paraguai, este último atualmente suspenso após a destituição do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo.

Outro assunto na agenda de Dilma e Medina será a possibilidade de aumentar os investimentos brasileiros nessa nação antilhana.

Empresas brasileiras já operam no setor do etanol na República Dominicana, as quais se valem de acordos comerciais que esse país tem com os Estados Unidos para ingressar ao grande mercado do norte.

Além disso, a República Dominicana está no foco de empresários brasileiros de outros setores, que observam uma oportunidade de ampliar seus horizontes comerciais mediante aos acordos que o país caribenho possui com a União Europeia (UE).

No marco de sua visita ao Brasil, Medina também se reunirá com os ministros brasileiros de Educação, Turismo, Energia e Desenvolvimento Social para discutir alternativas que permitam melhorar os níveis de cooperação nessas áreas.

Medina começou a desenvolver sua agenda de política externa como presidente eleito na última sexta-feira, quando fez uma visita a Bogotá e se reuniu com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..