Dez dias depois de assumir a presidência do Paraguai, Federico Franco nomeou sua cunhada a um importante cargo público, contrariando a promessa de que acabaria com o nepotismo no país. Mirtha Vergara, esposa do senador Julio César Franco, foi designada à função de conselheira na Usina Hidrelétrica de Itaipu. As informações são do ABC Color.

Ao assumir a presidência, com a deposição de Fernando Lugo - alvo de impeachment no dia 22 de junho -, Franco disse que "terminou a época em que cargos (públicos) são ocupados por amigos e parentes". Para o conselheiro paraguaio Franklin Boccia, porém, não houve nepotismo porque a cunhada de Franco tem uma extensa trajetória política.

"Mirtha foi senadora e embaixadora, ela impressionará os conselheiros brasileiros de Itaipu", afirmou o membro do Conselho de Administração paraguaio.

De acordo com o ABC Color, a nomeação transgride uma lei aprovada em 2005 segundo a qual seria "expressamente proibido o nepotismo em função pública", sendo a única exceção quando parentes de até quarto grau assumem cargos através de concurso público.

Franco recebeu críticas do Congresso Nacional paraguaio, e alguns membros destacaram que justamente a excessiva nomeação de parentes enfraqueceu politicamente o presidente Fernando Lugo, contribuindo para sua deposição.