No Agreste pernambucano, mais especificamente na cidade de Caruaru, o setor da construção civil nunca esteve tão em alta. Num período de cinco anos, o número de novos empreendimentos dobrou no município, criando oportunidades para os profissionais da área, que não precisam mais sair da cidade para conseguir um emprego.

Ao todo, na cidade, há 61 prédios em construção e outros 11 lançamentos. O mercado em alta está gerando vagas de emprego. Rivelino Santos ainda não se formou, mas já conseguiu uma oportunidade na área de engenharia. “A gente não precisa mais se deslocar para o Recife, a capital, em busca de emprego e estágio, porque aqui sempre tem. É uma coisa boa, porque já ajuda na formação”, contou.

Kléberson da Silva também conseguiu a chance de entrar no mercado de trabalho na própria cidade. “O conhecimento que adquiri vai fazer com que ou eu seja efetivado ou, quando sair para o mercado, já saia com bagagem, experiência, que o mercado já exige”, disse.

A expectativa para a cidade é de mais empregos disponíveis. “Caruaru, que já é o 6º PIB [Produto Interno Bruto] do estado, vem crescendo no seu aspecto regional, estratégico, por ser polo de várias áreas. A construção civil responde a esse polo, colocando mais moradias e emprego no âmbito das pessoas que estão chegando e que estão crescendo com a cidade”, falou Deny Coelho, vice-coordenador da Câmara da Construção Civil do município.