Que a intenet é uma grande ferramenta que pode ser usada para mobilização de pessoas ninguém discute. Até porque são vários os exemplos de engajamento onde a força de grupo conseguiu fazer a diferença, como: A queda do Presidente do Egito, o ditador Hosni Mubarak, derrubado pela revolta popular do ano passado; O Occupy Wall Street, onde manifestantes ao redor do mundo saíram às ruas para protestar; A fama negativa do guerrilheiro Kony que foi o maior fenômeno da internet até hoje e o mais recente caso de mobilização foi a do garoto Caine que fez um fliperama de papelão. Outro aspecto onde a mobilização vem fazendo toda a diferença, é na questão leitoral desde o Barack Obama. Na última eleição passada para Presidente do Brasil, a Internet já foi usada como instrumento fundamental e complementar. Esse ano, a internet será condição de vitória para qualquer candidato.
Na internet é possível segmentar, falar para um público específico, criar conteúdo, tempo ilimitado, propagar o que foi veiculado em outros veículos e mídia, ter instantaneidade, é possível interagir diretamente com os eleitores e principalmente conquistar novos. Mas é preciso saber usar as ferramentas e ter boas práticas de convívio e uso.
É nesse sentido que fiz um Estudo para identificar qual dos candidatos a Prefeitura de Maceió já está adaptado e preparado para arregimentar pessoas na internet e engajá-las em prol de um objetivo que seria, sua eleição. Apenas para informar, Maceió tem cerca de 550 mil usuários de internet dos 80 milhões no Brasil ...