Ela é um órgão que trabalha para fiscalizar o trânsito e o transporte nas cidades, mas enquanto muitos motoristas procuram seguir na linha para evitar multas e apreensões de veículos, os próprios agentes públicos parecem não estar atentos às normas de trânsito. Em Maceió, não é difícil registrar cenas onde viaturas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) são flagradas em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
São carros estacionados em calçadas ou até mesmo realizando conversões proibidas. Nas fotos enviadas por internautas à reportagem do CadaMinuto, é possível perceber diversas infrações de trânsito. Numa das imagens, o motorista de uma viatura, de placa NMG-3544, seguia pelo Pontal da Barra em direção à rodovia estadual AL 101 Sul, mas acaba realizando uma manobra temporariamente proibida.
A conversão acontece no início da ponte Divaldo Suruagy. Com as obras de duplicação da via, os motoristas que precisam seguir para o DETRAN precisam realizar um retorno após o condomínio Laguna, que margeia a rodovia. No entanto, para encurtar o percurso, o motorista infringiu uma norma.
Já em outras imagens cedidas à reportagem, viaturas são flagradas estacionadas em calçadas e numa esquina, o que é terminantemente proibido de acordo com as leis de trânsito. O veículo de placa NMJ 2246 é flagrado estacionado em frente a uma residência; já a outra, numa esquina de grande movimento na capital alagoana.
O CadaMinuto entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito para saber o posicionamento do órgão em relação aos flagrantes registrados pela população. De acordo com assessoria do órgão, algumas irregularidades já foram notificadas e as equipes identificadas, porém o conhecimento dessas infrações está ocorrendo através da própria população quem vem denunciando. A assessoria da SMTT ressaltou ainda que nenhuma irregularidade é admitida.