A brasileira Sinésia Karol lança nessa semana nos Estados Unidos sua primeira coleção de moda praia, que estará à venda a partir de 1º de julho. A empresária, que nunca havia atuado com moda antes, começou a pensar na grife, que leva seu nome, há dois anos. O coquetel de lançamento será nesta quinta-feira (21), no clube fechado Soho House, que fica no Meatpacking District, em Nova York.

A coleção, composta por 70 peças, foi feita junto com o estilista capixaba Ivan Aguilar, e possui estampas exclusivas da artista plástica Ana Paula Castro. Como escultora, Ana Paula nunca havia trabalhado com moda, o que foi um desafio para criar os desenhos com padronagens de orquídeas, uma das paixões de Sinésia. “É um sonho realizado. Sempre direcionei meus estudos e minha pesquisa para a história da arte e de moda”, disse Sinésia, que é psicóloga de formação. “Vivi em Vitória, no Espírito Santo, muito tempo, vim para os Estados Unidos em 1989 e sentia falta de roupas de praia boas para viajar”, afirmou.

A coleção tem o colorido e a feminilidade brasileira e é destinada a uma mulher sofisticada, que viaja para os mais badalados balneários do mundo e gosta de estar sempre bem vestida e segura. Maiôs, biquínis e sunquínis dividem a coleção com a linha pós-praia, que traz caftãs, cangas e calças de seda. Após sentir o mercado americano, a empresária lançará sua grife no Brasil, onde as peças são confeccionadas.