Lobão diz que não há decisão sobre aumento da gasolina

21/06/2012 16:56 - Brasil/Mundo
Por Redação

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que não há decisão no governo sobre a elevação do preço da gasolina. 'A gente vai avaliando, e estudando, e fazendo cálculos possíveis [sobre o impacto] na inflação, mas fazemos isso há muito tempo', afirmou o ministro a jornalistas antes de cumprir compromissos na Conferência Rio+20.

Leia mais:

Reajuste de combustível é novo desafio de Graça na Petrobras

Consultoria vê espaço para reajustar gasolina sem impacto na inflação

O ministro ponderou que os cálculos são feitos também para que se verifique a influência dos preços dos combustíveis no plano de investimento da Petrobras. 'Não há aumento para o consumidor há nove anos', lembrou.

O reajuste no preço da gasolina e do diesel já é dado como certo pelo mercado. Lobão disse que, em teoria, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) poderia ser usada para reduzir o impacto de um eventual aumento, mas que, por outro lado, a adoção de tal medida poderia reduzir a possibilidade de o governo ter mais espaço no futuro para usar a Cide para regular os preços. 'Esgota-se, com isso, a Cide', ponderou.

O preço da gasolina não tem reajuste para os consumidores desde setembro de 2005, quando houve um reajuste de 10% que foi integralmente repassado. Já o diesel foi reajustado para baixo (queda de 10,5%) em junho de 2009. Todas as alterações depois disso foram 'amortecidas' pela Cide, o que representou uma renúncia fiscal do governo em favor da Petrobras para que o preço não contaminasse a inflação.

Ontem, quando questionados sobre o percentual de reajuste que virá, tanto Graça Foster quanto o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que estavam no Riocentro na cerimônia de abertura protocolar da Rio+20, disseram que não iriam falar sobre o assunto. Graça chegou a responder a um repórter que a pergunta 'mudou seu humor'. O ministro repetiu apenas que o governo 'está analisando um reajuste' e assegurou que qualquer aumento, se houver, 'não sai nesta semana'.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..