Animados pelas músicas de Luíz Gonzaga, alunos do projeto Criança Integrada, patrocinado pela Petrobras, participaram da festa junina realizada no último sábado, dia 16, na Casa dos Amarelinhos, bairro do Prado. Coco-de-roda, pescaria, dança da laranja, concurso de forró, poema junino e quebra pote foram algumas das atrações da festa, que também ofereceu comidas típicas juninas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Valéria Lima, há pelo menos duas semanas as crianças vinham se preparando para a festa. “Em sala de aula, nós debatemos sobre o que eles queriam fazer para o dia. Foi quando surgiram às apresentações e as ideias das brincadeiras”, lembrou.
Daiane Vicente, de 12 anos, é uma das atendidas pelo projeto. Para ela, o dia foi uma oportunidade de diversão. “Teve um monte de brincadeiras. Gostei de tudo. De participar das danças e, principalmente, de brincar na pescaria, onde ganhei alguns brindes”, disse.
Assistindo a diversão de seus três filhos, Edjane Bastos dos Santos, de 28 anos, também se divertia com a festa. “Eles gostam muito de vir para cá e nós, mães, ficamos aliviadas por não estarem na rua. Para mim tudo isso é muito importante, pois dá novas oportunidades de futuro e ainda ajuda na educação deles”, defendeu a mãe que ganhou um balaio junino após vencer a brincadeira da dança das cadeiras.
Segundo a presidente da Organização O Consolador, instituição que executa o Criança Integrada, a comemoração faz parte do cronograma pedagógico do projeto. “Quando preparamos essa festa, nós objetivamos valorizar a tradição nordestina. Então lançamos brincadeiras, comidas e bebidas típicas da região; além de homenagem Luiz Gonzaga em seu centenário”, explicou. “Acreditamos que, assim, resgatamos à tradição, revigoramos e fortalecemos a nossa cultura popular”, destacou.