OAB apresenta relatório sobre homicídios

14/06/2012 12:43 - Maceió
Por Redação

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Gilberto Irineu, apresenta na manhã desta sexta-feira (15), a partir das 9h30, relatório de homicídios cometidos contra os idosos no Estado em 2011 e os durante o primeiro semestre deste ano.

O estudo traz o mapeamento dos locais dos crimes praticados contra as pessoas com mais de 60 anos de idade. O documento possui ainda informações acerca das causas e consequências dos assassinatos. A apresentação será na Sala do Conselho da OAB/AL.

Irineu disse que a apresentação do relatório tem o objetivo chamar a atenção da sociedade para a existência da violência contra a pessoa e exigir do Estado o cumprimento do Estatuto do Idoso. “É necessário que se cumpra o Estatuto do Idoso, pois desta forma faz com que o Estado garanta à pessoa idosa a proteção a vida, mediante efetivação de políticas públicas que permita o envelhecimento saudável”, disse.

O relatório tem como base dados fornecidos à OAB/AL pela Polícia Civil e pelo Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) da Polícia Militar, bem como as notícias de assassinatos divulgadas nos meios de comunicação como sites, jornais impressos e programas jornalísticos de televisão do Estado.

O levantamento contém o registro detalhado da morte de cada vítima como, por exemplo, onde, como e quando aconteceu o assassinato, além de informar o tipo de objeto que foi utilizado no crime.

O relatório mostra ainda o ranking das cidades do Estado com alto número de assassinatos contra idosos, bem como dos bairros de Maceió com o maior índice de mortes contra população com a faixa etária superior aos 60 anos.

Foram convidados para participar da apresentação representantes de entidades governamentais e instituições da sociedade civil que atuam no combate à violência contra o idoso. A atividade é alusiva ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..