Especialista orienta professores a identificar distúrbios psicológicos infantis

14/06/2012 23:34 - Maceió
Por Redação

O Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou um ciclo de palestras, com especialistas externos, para informar e preparar seus professores em assuntos voltados à área clínica. A primeira aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), no auditório Paulo Freire, com o professor doutor Liércio Pinheiro de Araújo, psicólogo e coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Cesmac.

A diretora-geral de Ensino, Maria Clara Lopes, enalteceu o trabalho feito pelo DEE e a parceria com o Cesmac que possibilitou a visita do professor Liércio. Andresa Pedrosa, diretora do DEE, informou que o principal objetivo do departamento é oferecer a discussão de temas que estão constantemente no cotidiano das escolas da rede, tanto para os professores do atendimento especializado quanto para os de sala regular.

Com o tema “Transtornos mentais e outras dificuldades na infância”, a apresentação visou demonstrar as principais síndromes e psicoses infantis e instruir os professores das salas regulares na identificação e posterior encaminhamento de crianças para o atendimento especializado. “Quanto mais rápida a intervenção melhores serão os resultados obtidos”, explicou Araújo.

Para o professor, mais que produzir conhecimento, a academia precisa aplicá-lo. Segundo ele, a possibilidade de trocar informações e levar algo útil à sociedade é muito importante e necessária, principalmente nas atividades desenvolvidas nos setores públicos, como a educação. “Toda capacitação oferecida deve ser estruturada de forma que permita uma ação voltada para a prática”, afirmou Liércio.

O DEE conta com 13 técnicos especializados que prestam assistência não apenas às 44 escolas que dispõem de sala de atendimento especializado, mas a toda a rede municipal de ensino. De acordo com a técnica do DEE Vilma Muritiba, a próxima palestra do ciclo está prevista para julho.

Vilma informa também que, em agosto, será inaugurado o laboratório clínico do curso de Psicologia do Cesmac, que vai trabalhar com crianças com dificuldade de aprendizagem e por meio do DEE da Semed serão feitos os devidos encaminhamentos dos alunos da rede municipal de ensino de Maceió.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..