O Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou um ciclo de palestras, com especialistas externos, para informar e preparar seus professores em assuntos voltados à área clínica. A primeira aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), no auditório Paulo Freire, com o professor doutor Liércio Pinheiro de Araújo, psicólogo e coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Cesmac.
A diretora-geral de Ensino, Maria Clara Lopes, enalteceu o trabalho feito pelo DEE e a parceria com o Cesmac que possibilitou a visita do professor Liércio. Andresa Pedrosa, diretora do DEE, informou que o principal objetivo do departamento é oferecer a discussão de temas que estão constantemente no cotidiano das escolas da rede, tanto para os professores do atendimento especializado quanto para os de sala regular.
Com o tema “Transtornos mentais e outras dificuldades na infância”, a apresentação visou demonstrar as principais síndromes e psicoses infantis e instruir os professores das salas regulares na identificação e posterior encaminhamento de crianças para o atendimento especializado. “Quanto mais rápida a intervenção melhores serão os resultados obtidos”, explicou Araújo.
Para o professor, mais que produzir conhecimento, a academia precisa aplicá-lo. Segundo ele, a possibilidade de trocar informações e levar algo útil à sociedade é muito importante e necessária, principalmente nas atividades desenvolvidas nos setores públicos, como a educação. “Toda capacitação oferecida deve ser estruturada de forma que permita uma ação voltada para a prática”, afirmou Liércio.
O DEE conta com 13 técnicos especializados que prestam assistência não apenas às 44 escolas que dispõem de sala de atendimento especializado, mas a toda a rede municipal de ensino. De acordo com a técnica do DEE Vilma Muritiba, a próxima palestra do ciclo está prevista para julho.
Vilma informa também que, em agosto, será inaugurado o laboratório clínico do curso de Psicologia do Cesmac, que vai trabalhar com crianças com dificuldade de aprendizagem e por meio do DEE da Semed serão feitos os devidos encaminhamentos dos alunos da rede municipal de ensino de Maceió.