A missão técnica da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) com técnicos do Governo de Alagoas foi finalizada nesta quarta-feira (13), na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. A reunião serviu para apresentação das prioridades da Controladoria Geral do Estado.

Representantes da Agência estiveram em Alagoas nos últimos três dias para discutir o Projeto de Fortalecimento das Capacidades do Estado em Formação de Gestores Públicos. Essa medida visa capacitar aproximadamente 60 técnicos do Governo do Estado, das secretarias do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, da Gestão Pública, da Fazenda e da Controladoria Geral do Estado nas áreas de tributação e controle de gastos públicos.

Os técnicos da Aecid apresentaram as capacitações ofertadas para apoio e profissionalização da gestão pública estadual, detalhando os programas e planos de trabalho. Em contrapartida, o Governo apontou as principais demandas e carências desse setor, visando o aprimoramento da gestão.

“A melhoria e modernização da gestão pública são prioridades da atual gestão de Governo. A Agência Espanhola para o Desenvolvimento, entidade referência na realização de projetos, atua desde 2007 com o Governo de Alagoas. A manutenção da parceria demonstra a credibilidade do Estado junto às instituições por conta do trabalho realizado”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento vai definir quais as capacitações serão direcionadas para os técnicos do Governo de Alagoas. A previsão é que os cursos sejam iniciados até o final do mês de setembro deste ano.