Sepaz serve de modelo para criação de Secretaria da Paz de Rondônia

07/06/2012 06:15 - Brasil/Mundo
Por Redação

Desde que foi criada, em 2009, a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) tem chamado atenção pelo trabalho de acolhimento a dependentes químicos e pela construção de uma cultura de paz. Autoridades e representantes da sociedade civil de diversos estados do Brasil já vieram a Maceió conhecer a proposta inovadora da Sepaz. As visitas e trocas de experiências resultaram na criação da segunda Secretaria de Promoção da Paz do País, em Rondônia.

 

O governador do estado, Confúcio Moura, e a vereadora Maria da Penha – escolhida para ser a secretária da Paz – já haviam visitado Alagoas em a fim de conhecer a iniciativa. Após estudos e adaptações para a realidade local, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou a criação da nova secretaria, que terá como missão fortalecer e ampliar a rede de serviços de acolhimento a adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade decorrente do uso de substâncias psicoativas, além de articular e executar programas que estimulem o desenvolvimento da cultura da paz, com vistas à diminuição da violência.

 

Para o secretário de Promoção da Paz de Alagoas, Jardel Aderico, a notícia da criação da Sepaz de Rondônia é um sinal de que a cultura de paz está se afirmando enquanto política pública. “O governador Teotonio Vilela foi o primeiro a aceitar o desafio da prevenção da violência por meio do acolhimento e da cultura de paz. A atitude do Governo de Rondônia em criar uma Sepaz mostra a consistência da proposta”, defendeu.

 

O secretário ainda parabenizou a nova secretária da Paz de Rondônia, Maria da Penha. “Em nossas conversas em Brasília, a ideia da Secretaria da Paz ainda gerava um pouco de dúvidas quanto à sua premissa. Agora, com a criação e o fortalecimento da promoção da paz enquanto política pública nos estados, certamente o governo federal ficará mais motivado a refletir sobre a cultura de paz”, expôs Jardel.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..