Proerd forma maior turma da história do projeto em Alagoas

07/06/2012 04:40 - Brasil/Mundo
Por Redação

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou, nesta quarta-feira (6), na cidade de Atalaia, a maior turma do programa desde a implantação do projeto em Alagoas, em 2002.
Executado pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL) em escolas estaduais, municipais, particulares e comunidades carentes, o Proerd certificou 9 mil alunos de 14 escolas, em solenidade ocorrida em frente a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Atalaia.


Até então, segundo a coordenadora do programa em Alagoas, major Valdenize Ferreira, em quase 10 anos de atuação no Estado, a maior turma formada pelo Proerd havia sido em 2011, na cidade de Boca da Mata.
“Naquela ocasião, foram formados sete mil alunos do Proerd, mas em duas etapas”, revela.

 

Em Atalaia, embalados pela Banda da Polícia Militar de Alagoas, cerca de nove mil vozes de crianças e jovens entoaram canções que tinham como temática a paz. “Proerd é isso. É a paz, é o amor, é a celebração da vida”, disse, emocionada, a major Valdenize.


E foi nesse ritmo de festa e paz que a pequena Chaene da Silva, de apenas 10 anos, recebeu das mãos do prefeito da cidade, Chico Vigário, o certificado do Proerd, em nome dos nove mil alunos.


“Gostei muito do curso”, resumiu a pequena Chaene, que fez o Proerd pela Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) Francisco Luiz de Albuquerque.

 

A aluna Rafaela da Conceição Silva, 13 anos, estudante da Escola Antônio Amâncio, também destacou a importância dos seis meses dedicados à questão da prevenção contra as drogas e a violência. “Depois que fiz o Proerd, consegui passar o que aprendi a um tio e ao meu irmão, que se envolveram com as drogas. Hoje eles estão distantes desse problema”, revela a estudante.


“Com certeza vamos querer repetir o projeto em nossa escola que está situada em uma área de risco aqui em Atalaia”, destacou o diretor-adjunto da Escola Antônio Amâncio, Carlos Abreu, ao informar que receberam o certificado, somente nesta instituição de ensino, cerca de mil alunos.

 

Cidadania


Desde 2002, segundo a coordenadora major Valdenize Ferreira, cerca de 45 mil crianças e jovens de várias instituições já fizeram o curso e se tornaram potenciais multiplicadores para a conscientização e a prevenção de um problema grave que assola a sociedade atual.


O projeto ganhou abrangência em Alagoas ao se tornar um exercício de cidadania, inclusive com trabalho de voluntários em diferentes comunidades do Estado.

 

Na formatura dos 9 mil alunos desta quarta-feira, foram distribuídos premiação aos trabalhos que mais se destacaram e que culminou com a entrega de brindes, como tablets, bicicletas, relógios, além de certificados aos diretores das instituições de ensino.

 

Nível Nacional

 

O Proerd foi implantado no Brasil em 1992, por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro e, posteriormente, adotado em todos os estados do País.
É desenvolvido nas escolas públicas e particulares do 5º ano ao 7º ano do ensino fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico.


O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização da vida e da importância de não se envolver com drogas e violência. Em dez anos de atuação, o Proerd em Alagoas já recebeu até o reconhecimento em nível nacional, a exemplo do prêmio concedido pela Presidência da República em 2009, intitulado “Valorização da Vida”. O reconhecimento foi feito pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.


Outro destaque do Proerd é o grande número de capacitações recebidas pelos militare

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..