Policiais pousam helicóptero na Praia de Copacabana e prendem assaltantes

07/06/2012 07:00 - Brasil/Mundo
Por Redação

Um homem foi preso e um menor apreendido na Praia de Copacabana, na manhã desta quarta-feira, por policiais que retornavam de um treinamento de helicóptero para o Rio+20 na Lago Rodrigo de Freitas.

Dentro da aeronave havia sete pessoas, inclusive, um policial do Bope e um agente federal. Ao sobrevoarem a Avenida Atlântica, os agentes viram um grupo de 12 pessoas, de onde quatro correram em atitude suspeita, em direção à praia.

A aeronave se aproximou e os suspeitos se dividiram em dois grupos. Foram feitos dois disparos de pistola para areia, na intenção de parar os assaltantes, que se jogaram na areia.

O helicóptero pousou e prendeu um homem. Um menor, de 15 anos, tentou atravessar a pista, mas acabou sendo jogado no chão por um carro. Ele sofreu escoriações nas pernas.

Tiago Bruno Nunes tem várias passagens por roubo e saiu da cadeia no final de 2011. Dois suspeitos fugiram e, segundo policiais, aparentavam ter 12 ou 13 anos. Os turistas chineses reconheceram a máquina fotográfica roubada minutos antes e que estava na mochila dos assaltantes. A outra câmera não foi encontrada, apesar dos agentes terem feito varredura na areia.

Terra, céu e mar já sob vigilância para a Rio+20

A uma semana de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a cidade entrou no clima do maior evento mundial que já recebeu. O Riocentro se transformou nesta terça-feira em território internacional, com o hasteamento das bandeiras da ONU, do Brasil e da Rio+20, e tropas do Exército e fragatas passaram a fazer parte da paisagem carioca. Elas vão reforçar a segurança até o fim do evento, dia 22. O espaço aéreo também está sob vigilância.

Espalhadas pela cidade, 550 câmeras estarão ligadas ao Centro de Coordenação de Operações de Segurança no Comando Militar do Leste (CML), no Centro. As imagens também serão geradas para o Riocentro, onde a segurança será feita por agentes da ONU. Nem os snipers (atiradores de elite) terão autonomia para atirar sem autorização do comando central. “Poderei ver da minha sala a mesma imagem que o atirador estará vendo em sua luneta. Então, vou autorizar ou não o tiro”, disse o coordenador de segurança da conferência, general Adriano Pereira Júnior.

O prefeito Eduardo Paes garantiu que o Rio está preparado para receber o evento, apesar da previsão de transtornos no trânsito: “É claro que vai haver, sobretudo nos deslocamentos dos chefes de Estado. É um evento complexo, mas estamos prontos.” Cerca de 16 mil homens farão a segurança do evento. Nove mil são das Forças Armadas. A Marinha vai usar seis helicópteros.

Carioca fatura com aluguel

Há moradores do Rio contando os dias para a chegada dos 50 mil inscritos na Rio+20. São pessoas que vão lucrar com a conferência. O construtor Jean Charles Machado, 36, vai para Porto Alegre (RS), sua terra natal, para dar lugar a quatro ucranianos que alugaram seu apartamento durante o evento. O imóvel é vizinho do Riocentro, palco principal da Rio+20. “É só atravessar a rua. Isso facilitou muito para alugar.” O imóvel está alugado por 18 dias a R$ 300 a diária. “Tive muita procura e fiz várias entrevistas”, comemora.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..