A abertura da Semana do Meio Ambiente, promovida, nesta segunda-feira (4), pelo Projeto Restauração do Rio Coruripe (Recor), no município de Teotônio Vilela, teve como pauta a 37ª reunião do Comitê da Região Hidrográfica do Rio Coruripe. O Secretário adjunto da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, Williams Batista, participou da mesa de honra e foi recepcionado pelo presidente do comitê e diretor da Usina Seresta, Geraldo Gomes Neto, junto com autoridades locais.

Durante o evento, o diretor da Usina Seresta, enfatizou como é importante o comprometimento das pessoas e autoridades no comitê, e ainda elogiou o Programa da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), o Alagoas Mais Peixe. “A Secretaria da Pesca ajuda na recuperação do meio ambiente, já que, com a inserção de alevinos, por meio dos módulos do Programa Alagoas Mais Peixe, a qualidade da água melhora e há crescimento das matas ciliares”, falou.

O Secretário Adjunto garantiu o alto nível de comprometimento da Sepaq e sua equipe com o comitê da Região Hidrográfica do São Francisco, já que é testemunha do engajamento da equipe técnica, no Programa Alagoas Mais Peixe, e nas demais ações da Secretaria. “Só nessa região o Alagoas Mais Peixe beneficia cerca de 60 a 80 famílias, e com certeza a recuperação e manutenção do meio ambiente beneficiará muito mais, por isso a Sepaq é parceira e incentiva esse tipo de iniciativa”.

Para encerrar o evento, o especialista em recursos hídricos, Alex Gama, ministrou uma palestra falando dos 10 anos de criação do Comitê, de suas dificuldades e desafios, e explicou que Alagoas utiliza 100% de sua capacidade de água, mas que não tem seu potencial ativo.

“Com a recuperação das matas ciliares dos rios, a construção de barragens e construção de redes de esgoto nas cidades, apenas 40% da capacidade aquática do estado seria necessária para abastecimento público, irrigação e lazer”, explicou Gama.

A programação da Semana do Meio Ambiente conta ainda com oficinas de artesanato, utilizando materiais recicláveis e um curso de observação de aves. A agenda completa do evento pode ser verificada no sítio eletrônico: www.projetorecor.org