Uma comissão de internautas do recém-criado grupo “Alagoas – Estado de emergência”, da rede social Facebook, foi recebida na tarde desta terça-feira (5) pelo governador Teotonio Vilela. Na ocasião, o chefe do Executivo fez um relato de todas as medidas adotadas pelo Estado em parceria com o governo federal para reduzir o índice de violência em Alagoas.

“O movimento de vocês é importante para alertar, conclamar, cobrar e, sobretudo, nos ajudar na guerra contra o tráfico de drogas que faz mais de 95% das vítimas de homicídio em nosso Estado”, declarou.

Teotonio também ressaltou as causas sociais da questão. “Estamos vivenciando um problema que atinge todo o País e que, em Alagoas, se agrava por termos ainda metade da nossa população vivendo abaixo da linha da pobreza, com crianças, jovens e adultos à mercê do tráfico de drogas que há praticamente uma década se instalou em nosso Estado”, disse Teotonio, informando que o Governo já conseguiu avançar. “Vamos vencer também a criminalidade”, acrescentou.

No próximo dia 20, o governador vai levar ao Ministério da Justiça os representantes dos poderes e das instituições que compartilham com o Executivo o projeto de redução da violência em Alagoas. “Essas pessoas vão conhecer o projeto que elaboramos e que estou muito confiante de que terá resultados exitosos”, salientou.

“Contamos com o Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas, Conselho Estadual de Segurança e com a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]”, enfatizou. “Vamos apresentar à sociedade, a vocês, metas e prazos desse projeto que já nos trará mudanças em médio prazo”, assegurou o governador.

O governador contou que assumiu um Estado com a segurança pública esfacelada e que há cinco anos vem investindo, com recursos próprios e federais, em equipamentos, viaturas, reformas e construção de delegacias. “Convoquei a reserva técnica da Polícia Militar, teremos este ano concurso público para a PM, Polícia Civil e Perícia Oficial, não há interferência alguma nos inquéritos policiais e nem na atuação de delegados e policiais”, explicou.

Participaram da reunião com o governador e a comissão de internautas, liderada pelo veterinário Maurício Aquino e pelo dirigente da Associação de Ciclistas de Maceió, Carlos Alberto Araújo; o secretário adjunto do Gabinete Militar, o coronel PM José Bernardo da Silva; e o secretário de Estado do Gabinete do Governador, Herbert Mota.
Ações