Do CLIQUE no mundo Virtual, ao VOTO no mundo Real

02/06/2012 04:21 - João Kepler
Por Redação
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Políticos e pré-candidatos ao redor do Brasil já estão usando ferramentas sociais na Internet para interagir e angariar apoio, conectando com a sociedade e formadores de opinião para no momento exato (conforme legislação eleitoral) espalhar a sua mensagem para tentar transformar o Clique, em Voto.

A campanha de Barack Obama presidencial de 2008 é um exemplo muito citado, mas há inúmeros outros exemplos, como candidato a prefeito da cidade de Calgary no Canadá. Naheed Kurban Nenshi que, com o apoio menos de 5%, conseguiu reverter para 40% do voto popular em questão de dias, devido em grande parte ao apoio dos experts no uso de mídia social. O prefeito Cory Booker de Newark, NJ nos Estados Unidos, com uma população 280.000 tem mais de 1,1 milhões de seguidores no Twitter. Entre muitos outros exemplos.

Exatamente por isso e como estamos próximos das eleições para vereador e prefeito este ano, resolvi trazer algumas dicas de Mídias Sociais para os candidatos de plantão:

 

Planejamento

Um dos primeiros passos no planejamento da comunicação política é identificar as principais mensagens e propostas que serão usadas na campanha. Estas mensagens deverão ser enviadas simultaneamente através dos canais off-line e On-Line, porém, com designs e características diferentes. Não se pode por exemplo postar somente santinhos propaganda na TimeLine do candidato, é preciso postar conversações, notícias da campanha e muito conteúdo e claro, se preparar para responder em tempo real, as críticas, apoios e sugestões.

Interação

Como o modelo mostra acima, a mídia social pode atuar como a ponte de entre as comunicações previstas no marketing político e os eleitores. Ao interagir com os eleitores participando no Twitter e no Facebook, por exemplo, o candidato permite que as pessoas  continuem a discutir e partilhar a sua mensagem. Em suma, a mídia tradicional mostra de forma genérica a imagem, enquanto a mídia social, mostra as conversas, amplia e sustenta a mensagem.

Conexões

Se fazer presente nas mídias sociais e criar grandes conexões não é uma tarefa da noite pro dia, a não ser que o candidato seja uma celebridade polêmica como o ex palhaço Tiririca. O mais importante não é conseguir seguidores e sim influenciadores. Para conseguir isso é importante ter cabeças de chave, ou seja, pessoas já com Relevância Social que possam enaltecer republicando a mensagem do político. Quando um político se estende aos indivíduos diretamente através das Redes Sociais, é uma forma pública de formar uma conexão com os eleitores, além de apenas um aperto de mão em um comício.

Instanteneidade

Nem todos os candidatos podem ser capazes de usar as mídias sociais de forma efetiva, constante e até simultânea, as histórias de sucesso dão conta da efetividade, ou seja, o atributo mais importante das mídias sociais é o "em tempo real". As pessoas querem ser ouvidas, respondidas, curtidas, retuitadas e compartilhadas de forma instantânea.

Monitoramento

Saber o que falam a respeito da sua candidatura, de seu nome e a respeito dos concorrentes, em todos os níveis e Redes, saber os comentários de seguidores e não seguidores, competidores e inimigos políticos. Essa é a chave principal para organizar uma política correta de comunicação e relacionamento social pela internet. Estamos falando em monitorar tudo, desde blogs, Redes Socias, Portais, fóruns, grupos, jornais e etc..
Em momentos críticos (seja bom ou ruim), é essencial ter estabelecido canais de comunicação existentes, para ser capaz de agir com rapidez e eficiência. O tempo para iniciar uma presença na mídia social não é depois de uma crise, mas antes. Ter uma relação pré-estabelecida com as pessoas pode ter um grande impacto na percepção do público e potencialmente minimizar os efeitos negativos (ou capitalizar sobre acontecimentos positivos). As conversas estão acontecendo, independentemente de participação do candidato, assim ignorar essa avenida, não é a resposta, muito pelo contrário.

Site

O site do candidato é a pista de pouso e é lá que deve está todo o material de campanha, propostas, noticias, vídeos, jingles, postagens das Redes Sociais e etc.. é no site do candidato que o eleitor virtual vai ter confiança de que o que foi comentado nas Redes Sociais é de fato oficial.

Presença Virtual

Ter equilíbrio entre ser acessível e estar presente é o ponto fundamental. É preciso responder a tudo mais não deve ser presente o tempo todo no virtual, isso pode caracterizar outra coisa e gerar interpretações. Por outro lado, não se deve ser incoveniente, o chato virtual ou o “cutucador” oficial da parada, pois a Rede Social pode acabar te bloqueando ou até mesmo o eleitor virtual, te marcar com um Block e Spam. O que é muito pior.


Pois bem, isso é um trabalho para profissionais. Não adianta deixar esta atividade para um "apadrinhado" ou um "sobrinho". Mas enfim, cada um deve saber como administrar sua campanha.

Mas como são muitas dicas para colocar todas em um único post neste blog, estaremos fazendo uma palestra para pré-candidatos para mostrar todos os pontos e como se preparar para essa campanha virtual que vai fazer toda a diferença nessas eleições.

 

Pense Nisso! @JoaoKepler

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