Goretti Brandão

Acontecendo em diversos locais, em Santana do Ipanema, seguem as palestras, as oficinas, as contações de estorinhas infantis, as apresentações, exposições de livros, obras de arte e fotografia. A cidade que agrega e polariza em diversos aspectos, outras, em seu entorno, tem recebido caravanas de estudantes e professores. A literatura, como espaço do saber, da produção cultural, promove o entrosamento do ser humano com ele mesmo e com o outro, através da obra, do texto literário.

Transitar e interagir com crônicas, contos, poemas... é fazer com que a literatura se concretiza, é ir, portanto, muito além. Ela faz mergulhos na alma do homem: compensa emoções, retorce e ou comprova pensamentos e iideias, provoca inquietações e questionamentos. A linguagem vai permear os locais do nosso inconsciente. Longe de ser harmonia ou apenas harmonia, ela é conflitante e desafiadora. Caminhar pela literatura é caminhar por instâncias históricas, educativas, psicológicas e sociais. É caminhar à procura de quem somos e quem podemos vir a ser.

Sem contar que é impossível definir ou estabelecer onde terminam essas funções. O que uma Feira Literária propicia vai além do que está posto, do ponto de vista dos conceitos herméticos, sobre o que é a Literatura. Ela incide e se debruça sobre o viver literário, o fruir da experiência de vivenciar mundos outros, universos fictícios, mistos, prazeirosos, onde escritor, obra e leitor, fazem-na acontecer. Escritor e obra apoiam o leitor e o leitor responde e confirma a obra e o escritor. A literatura só é possível de se concretizar na existência dessa tríade.


Passear pelos locais: auditórios, clubes, logradouros, e ver que a literatura saiu das prateleiras e está ao alcance de todos, é sintonizar no mínimo, com a realidade de que há produção cultural, de há que crianças e adolescentes, das escolas do município, compondo versos, é sobretudo, se aproximar da poética do sertanejo de Santana do Ipanema, entrelaçando escritores e épocas e suas páginas carregadas de sentimentos que fazem histórias e pontuam a história deste lugar.