Na manhã desta terça-feira (29), o município de Lagoa da Canoa sediou a aula inaugural do Curso de Inclusão Digital Infocaps, que tem como objetivo provocar a reinserção social dos usuários dos Centros de Atenção Pssicosocial (CAPS). Com o tema “Rompendo Preconceito e Fortalecendo a Cidadania”, o curso terá duração de cinco meses e acontecerá nas dependências da Biblioteca Municipal. Participarão do curso usuários e estudantes de Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia e Girau do Ponciano.

O projeto será desenvolvido numa parceria entre Prefeitura e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Saúde Mental. O projeto foi iniciado, pioneiramente, na região sertaneja e já beneficiou 45 pessoas (usuários e sociedade civil). Atualmente, o Infocaps está sendo viabilizado com recursos da Sesau, enquanto aguarda a abertura do edital do Ministério da Saúde para financiamento.

De acordo com o gerente de Saúde Mental do Estado, Humberto Gonçalo, o Infocaps promove a cidadania, gerando emprego e renda para os usuários e dependentes químicos, bem como membros da família e da sociedade civil, que participam do curso de informática. “O nosso objetivo não é apenas a reabilitação social, mas também a melhoria da qualidade de vida e a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho”, frisou.

A mesma linha de pensamento é defendida pela terapeuta ocupacional do CAPS de Lagoa da Canoa, Janaína Di Cássia, que cita como principal benefício o rompimento de preconceitos. “Muita gente julga usuários do CAPS como pessoas diferenciadas. Na verdade elas estão fazendo um tratamento de saúde como outro qualquer e precisam ser tratadas como pessoas normais. A inserção no mercado de trabalho é uma excelente ferramenta para essa sociabilização”, disse Di Cássia.

O curso será realizado todos os sábados nos períodos da manhã e tarde, com turmas de 20 alunos cada. As aulas serão teóricas e práticas, incluindo uma programação baseada nos programas básicos de informática, assim como seus componentes. O curso terá a frente dois instrutores e também será acompanhado por dois técnicos do CAPS de Lagoa da Canoa, que farão o papel de multiplicadores logo após o término do curso.

“Uma das etapas mais importantes será o processo de multiplicação dos conhecimentos que foram adquiridos durante o curso. Para isso surgiu a necessidade de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação de Lagoa da Canoa”, disse a coordenadora do CAPS, Ana Rodrigues.

Durante a solenidade da aula inaugural se fizeram presentes a secretária municipal de Saúde, Kátia Betina; o subsecretário de Saúde do Estado, Jorge Villasboas; o coordenador da Casa Maternal, Darlisson Soares; o ex-secretário de Administração, Álvaro Melo; o coordenador do Infocaps, José Oséias; a coordenadora do CAPS, Ana Rodrigues; a terapeuta ocupacional, Janaína Di Cássia; o gerente de Saúde Mental do Estado, Humberto Gonçalo, o instrutor Marcelo Nogueira, entre outras autoridades e representantes dos municípios participantes.