O PDT foi o primeiro partido político a destacar o combate ao racismo e à discriminação , afirma Paixão.

30/05/2012 20:54 - Raízes da África
Por Arisia Barros

 

Ivaldo Ananias Machado da Paixão é representante oficial do governador do estado do Ceará Cid Ferreira Gomes, no trato das questões raciais.
Atualmente assume o cargo de Coordenador Geral da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) no Ceará e militante histórico do movimento negro brasileiro.
Capitão de longo curso da Marinha Mercante, pesquisador e escritor sobre a questão racial, com vários artigos publicados nacionalmente, Ivaldo é também presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT
O estado do Ceará ficou conhecido como “Terra da Luz” por ser a primeira província brasileira no século XIX a abolir a escravidão. Fato acontecido em 25 de março de 1884, bem antes da Lei Áurea, assinada em 1888.
E foi Terra da Luz que foi implantada a Universidade Luso-Afro-Brasileira-UNILAB , no município de Redenção, no interior do Ceará, com capacidade para 10 mil estudantes, com vagas para 5 mil alunos dos países africanos de Língua Portuguesa.
O Zumbi dos Palmares do Ceará é o jangadeiro Francisco José do Nascimento que se recusou a transportar escravos em sua jangada. José do Nascimento ficou conhecido como Dragão do Mar, quando em 30 de agosto de 1881 bradou: “No Porto do Ceará não se embarca mais escravos”.
Dragão do Mar dá nome a um Centro Comercial em Fortaleza.
Abolição é o nome do Palácio do governo do Ceará.
Ivaldo foi o representante oficial do estado do Ceará, atendendo ao convite do Projeto Raízes de Áfricas, para o XI Igbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil”, ocorrido em Maceió,AL, de 15 a 17 de maio .
Palestrante no Seminário Afro-Alagoano, Paixão como é, nacionalmente, conhecido discorreu sobre: “A participação dos negros no processo de formação política do país. Perspectivas e possibilidades para eleição de 2012”.
Em sua fala discursiva falou sobre a construção histórica do Partido Democrático Trabalhista  e a promoção da igualdade brasileira afirmando que: " Foi o primeiro partido político a destacar o combate ao racismo e à discriminação sofridos pela população afrodescendente no Brasil, e a fazer desse combate um dos seus compromissos programáticos."
Destacou aspectos importantes na trajetória do PDT como a 1° nomeação no Brasil de uma mulher negra, em 1983, representada pela falecida Dra. Edialeda Salgado Nascimento no cargo de Secretária de Estado, no Governo Brizola, Rio de Janeiro; a primeira lei que propunha ação compensatória no País de autoria do celébre Abdias Nascimento, as Lei nº 1.331/83 e Lei nº 75/97, na Câmara e Senado, respectivamente.
Ainda de acordo com Paixão: o estado do Ceará já apresenta conquistas afro-políticas: Conseguimos implantar no Plano Estratégico do Estado a questão racial como política agregadora e ainda este semestre estamos instaurando o Conselho de Promoção da Igualdade Racial do Ceará como também a elaboração do Plano Estadual de Políticas de Igualdade Racial.
A participação do representante do governo do Ceará agregou valor a continuidade das ações do Projeto Raízes de Áfricas.
Obrigada, Paixão.
A gente se encontra no próximo Ígbà, em Minas Gerais, com as bênçãos do Pai Maior e todos orixás.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..