O plenário da Câmara Municipal de Maceió abriu as portas, na manhã de hoje (25),m para fazer honrarias a personalidades que muito contribuíram nas ações relativas a luta pela diversidade Etnicoracial e pela luta do fim da discriminação cultural, através das Comendas Dandara e Zumbi dos Palmares. O presidente do Legislativo Municipal, o vereador Galba Noaves presidiu a sessão que lotou a Casa de Mário Guimarães. “ É um momento importante para essa casa. Vocês são verdadeiros guerreiros por buscar um ideal tão forte. Fico muito lisonjeado em recebê-los aqui. Essa casa também é de vocês”, frisou o edil
Na oportunidade, o cantor e um dos homenageados, Igbonan Rocha fez apresentação musical em referência ao maior ícone defensor da igualdade racial, Zumbi dos Palmares. E em seguida, interpretou “Maria, Maria” de Elis Regina. Logo depois, questões como desigualdade social, e preconceito racial foram debatidos.
“ Nós negros somos minoria. É difícil existir, mesmo nos dias de hoje, a igualdade racial. Mas precisamos lutar por ela. Para que assim possamos ser verdadeiramente libertos . Peço ao povo brasileiro para repensar seus valores para que a gente trilhe um novo caminho” destacou a vereadora Fátima Santiago. Já a vereadora Tereza Nelma destacou o momento de alegria e de satisfação uma vez que “as questoes etnicoraciais precisam sim ser defendidas e questionadas. O negro tem sua história e não podemos esquecê-la. Pelo contrário, é preciso insistir o quanto essa raça tem de riqueza e cultura” disse a parlamentar.
Homenageados com a Comenda Dandara: Ângela Maria Benedita Bahia de Brito, Clara Suassuna Fernandes, Eduardo Xavier dos Passos, (Edu Passos), Elizete dos Santos, Eulina ferreira Silva Neta Rego, Helciane Angélica Santos Pereira. Maria Socorro de França da Silva Rocha, Valdice Gomes da Silva e Veronildes Rodrigues da silva ( Mãe Vera). Homenageados Comenda Zumbi dos Palmares: Allex Sander Porfirio de Souza, Carlos Martins, Célio Rodrigues dos Santos ( Pai Célio), Helcias Roberto Paulino Pereira, Igbonan Rocha, Jorge Luis de Souza Riscado, Severino Claudio de Figueiredo leite ( Mestre Claudio), Zezito Araújo, Nuno Coelho e Associação Cultural de agentes Pastoral Negros do Brasil ( APNs).