Movimento recolhe 3 mil assinaturas para reduzir vereadores em Batatais

23/05/2012 20:02 - Brasil/Mundo
Por Redação

Seguindo a tendência de Ribeirão Preto (SP) e Jaboticabal (SP), que pressionaram os vereadores a reduzir o número de cadeiras nas casas Legislativas, a população de Batatais (SP) recolheu 3 mil assinaturas para que seja revogado o aumento de parlamentares de dez para 15, aprovado em setembro do ano passado. O documento foi entregue durante a sessão da Câmara na última segunda-feira (21).

O movimento foi apoiado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por entidades de classe como a Associação Comercial e Empresarial (ACE) da cidade. Segundo a presidente da OAB, Regina Maria Leal, o objetivo da campanha é que seja criada uma lei de iniciativa popular que obrigue os vereadores a votar novamente a ampliação de vagas.Regina explicou que as assinaturas foram recolhidas durante dois meses na praça central da cidade e em pontos estratégicos como supermercados e lojas. “O interessante é que as pessoas procuravam os líderes do movimento, não apenas por causa da redução de vereadores, mas para demonstrar a insatisfação sobre outros temas. Inclusive estamos trabalhando agora em outra proposta sobre ética na política”, disse.

Câmara
O presidente da Câmara de Batatais, Carlos Domingos Pupin (PSDB), afirmou que a petição será encaminhada para o departamento jurídico e não há prazo para entrar em votação. A data limite para a definição dos candidatos para disputar as próximas eleições é 30 de junho. “Cada comissão tem seu prazo legal para efetuar as análises. Eu acredito que isso não vai dar tempo não”, afirmou.

O presidente disse ainda que o aumento de cadeiras de dez para 15 é constitucional, respeitando o número de habitantes da cidade. “Na época, a população foi convidada a participar, mas ninguém deu atenção. Agora surge um movimento encabeçado por Ribeirão Preto e as outras cidades estão indo no embalo. Eu não vejo porque atender essa reivindicação”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..