O XI Igbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil” ocorrido no período de 15 a 17 de maio, em Maceió,AL congregou gentes que a partir de pesquisas e estudos diversos sublinham novas percepções para a interpretação do Brasil, o segundo país mais negro do planeta, numa perspectiva afirmativamente negra.
O Igbà como politica de formação continuada , em sua décima primeira edição,se constitui em importante território de atividade humana , um palco cultural dinâmico e plural de troca e aprendizado que possibilita um diálogo profícuo com apoiadores e parceiros.
E agradecer é uma forma que o Projeto Raízes de Áfricas tem de socializar a prestação de contas.
Prestar contas aos parceiros,que mesmo geograficamente longe , investem nas ações do Raízes de Áfricas, como,lugares de significados.
Com o apoio da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais recebemos no XI Igbà a jornalista Monica Alencar ,Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra do estado de  Minas Gerais que brilhantemente estabeleceu uma linha de debate que questionava a atual arquitetura política: “Se não temos nossa cara preta nas bancadas parlamentares como vamos defender nossas causas, como política de estado?”
Cabeça pensa onde o pé pisa- acrescentou
Mônica Aguiar do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais participou ao lado de Ivaldo Paixão do PDT, do Ceará do debate temático”A participação dos negros no processo de formação política do país. Perspectivas e possibilidades para eleição de 2012”.
Monica Aguiar afirmou que: é preciso repensar sobre a invisibilidade política do povo negro. Precisamos ocupar os parlamentos brasileiros! Ressaltou.
E em ano eleitoral a participação de Monica Aguiar , do PT produziu um oportuno diálogo com caráter formador e educativo na busca de despertar os partidos políticos para a mudança sócio-politica em direção à promoção da igualdade racial.
Obrigada a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais pelos tempos fartos de confiança e apoio. Alimento indispensável para continuarmos a dar passos: um adiante do outro.
Obrigada Mônica Aguiar!