Mônica Aguiar é uma dessas pessoas com a indiscutível marca dos seres especiais. Que faz da parceria uma soma de esforços diferenciados. Com ela tenho aprendido a caminhar, com a certeza da reciprocidade.
E, difícil não falar da “equipe voluntária” do Raízes de Áfricas, Isadora Aguiar e Arleide Lima que exercitam, a partir do desprendimento e dedicação, o comprometimento com a causa que abraçamos.
Com elas já não me sinto tão Dom Quixote.
Obrigada meninas!
Estive em Alagoas, no XI Igbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil”, ocorrido de 15 a 17 de maio, como iniciativa do Projeto Raízes de Áfricas.
Um encontro rico de debates, com uma pauta que só contribui e de forma efetiva, com a agenda do combate ao racismo do Brasil, com conscientização da importância para aplicação da 10.639/03 e implementação das políticas de promoção da igualdade racial.
Não poderia deixar de ressaltar e agradecer o carinho e acolhimento do povo que ali estava na organização do evento.
Primeiramente minha querida amiga e companheira de luta, Arísia Barros.
Mulher guerreira, que sabe por que estar e por que faz mesmo que muitas das vezes por conta própria. Realidade esta da militâncias das muitas guerreiras negras que se espalham pelo Brasil a fora .
De uma coerência política e persistência, que lhe permite com toda legitimidade, cobrar do poder público alagoano, ações efetivas para o povo negro do seu Estado, além de contagiar as personalidades de outros Estados que ali estiveram presentes, prestigiando e bebendo das águas das novas informações apresentadas nas palestras .
Uma equipe de trabalho de mulheres jovens, futuras guerreiras que ingressaram nossas fileiras de luta contra as desigualdades sociais, combate ao racismo e defesa dos direitos das mulheres . Parabéns especial à Isadora Aguiar e Arleide Lima.
Agradeço ter recebido em público , o Certificado ÌPATEWÓ pelos Projeto Raízes de Àfricas.
Muito Obrigada ao Raízes de Africas, por ter possibilitado estar em uma mesa como palestrante apresentando a participação dos negros no processo de formação política do Brasil com as perspectivas e possibilidades para eleições de 2012.
Mônica Aguiar, Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais.