O auditório do Senac Poço é palco, até as 13h desta sexta-feira (18.5), para as atividades em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é uma promoção do Sesi, por meio do Projeto ViraVida – do qual o Senac é parceiro.

Na plateia, alunos, técnicos e coordenadores do projeto participam de ações voltadas para a sensibilização sobre a violência infanto-juvenil, como a apresentação da peça teatral “A Virada na Vida”; a palestra com o tema “O Fenômeno da Violência Sexual”, com o Diretor de Articulação Institucional da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), Edmilson Vasconcelos; e o coral dos alunos cantando a música da campanha “Carinho de Verdade”.

Para a coordenadora do Projeto ViraVida em Alagoas e Gerente da Unidade de Responsabilidade Social Empresarial do Sesi, Adriana Barreto, “a meta para 2012 é atender a 100 jovens com ações de educação básica, continuada e de qualificação profissional, resgatando a autoestima e garantindo o direito à cidadania aos jovens vitimados”. O evento conta ainda com a participação do Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sociedade Alagoana de Pediatria, Claudio Soriano, e do coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Valdomiro Pontes.

Senac Alagoas no ViraVida

Promover e incentivar ações sociais e inclusivas. Esse é um dos objetivos do Senac. Além dos programas nacionais, como o de Aprendizagem e o Programa Senac de Gratuidade, os Departamentos Regionais desenvolvem programas diversos, por iniciativa própria ou em parceria, que propiciam melhor qualidade de vida à população, em especial, àquelas excluídas social e economicamente. Em Alagoas, o Senac, junto com as demais entidades do Sistema S, além de organizações governamentais e não-governamentais, é parceiro do Programa ViraVida, por meio do qual promove a qualificação de adolescentes e jovens de 16 a 21 anos vítimas de exploração sexual.

 

“A oportunidade da educação profissional favorece a inserção no mercado. Para eles, essa é a grande chance de sair da exclusão e da marginalidade, ter uma profissão e uma nova perspectiva de vida”, ressalta a Telma Ribeiro, Diretora Regional do Senac Alagoas, instituição que contempla 58 jovens com cursos de capacitação que estão sendo realizados na Unidade de Qualidade de Vida do Sesi, localizada no bairro Tabuleiro do Martins, e em dois laboratórios de Informática da Unidade Poço do Senac Alagoas.

 

Caso de Violência

 

O dia 18 de maio marca um caso de violência que chocou o Brasil em 1973. A menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família capixaba. Apesar da repercussão, não houve punição para os responsáveis.

Há doze anos, um decreto de lei instituiu 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, promovem atividades em todo o País para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.