Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente - 18 de maio - a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu nesta sexta-feira, uma mobilização no Comércio, com a distribuição de panfletos e abordagens por parte da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A ação teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar os abusos sofridos por crianças e adolescentes, para que haja a punição dos responsáveis, além de orientar sobre os direitos dessas crianças. Existe um disque denúncia nacional (100) e o 08002848048, onde a população pode denunciar sem precisar se identificar.

A diretora de Proteção Social Especial da Semas, Elma Líliana Araújo, explicou que a secretaria mobilizou a sociedade durante toda a semana com diversas ações, como palestras educativas nas escolas e apresentações de peça teatral. “Sabemos que os maiores índices de violência sexual contra crianças são acometidos dentro do seio familiar. Por isso precisamos denunciar, para que o Creas, juntamente com os conselhos tutelares possam agir e tomar as providências cabíveis”, disse ela.

Durante esse período, os técnicos dos Creas que atuam no serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) Orla Lagunar, desenvolveram dinâmicas com encenação teatral para passar informações aos alunos sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

A população do Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes, também realizou uma passeata até a base comunitária, com participação de uma banda de fanfarra. Estiveram presentes representantes do Creas Cidade Sorriso II, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Selma Bandeira, do Cras Cidade Sorriso, além de representantes de unidades de Saúde, escolas e Organizações Não Governamentais (ONGs).