O Projeto Raízes de Áfricas , um dos braços do movimento negro alagoano, protocolou, em tempo hábil, como manda o figurino institucional das Alagoas, um convite para que o coordenador político de todas as questões estruturais, sejam elas sociais, econômicas, raciais e etc,etc,etc, estivesse presente às 15 horas, do dia 15 de maio, na abertura solene do XI Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil”.
O convite, ainda, afirmava que diante da impossibilidade da presença fosse enviado um representante.
Como o silêncio foi geral, partimos para o inicio do Seminário que se dá como política de Formação Continuada e tem como objetivo socializar ,discutir,como dever do Estado, a aplicabilidade das bases jurídicas do Estatuto da Igualdade Racial, regulamentando a Constituição Federal ,com relação à proteção e promoção dos direitos constitucionais da população negra, potencializada em mais de 51, 2 % da população brasileira..como formação continuada e é ação permanente.
A mesa solene de abertura do Ígbà, que celebrou o 13 de maio, aconteceu no dia 15 de maio no Teatro Abelardo Lopes, na Pajuçara e contou com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Igualdade Racial e consultor legislativo do Senado Federal, Mário Theodoro representando o Governo Federal, do Ministério da Educação, como também de Mônica Aguiar, União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais e Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra e Valneide representante da Negritude do Partido Socialista Brasileiro Nacional.
Por e-mail, convidamos o Governo do Estado do Ceará, e interpretando a questão além das normatizações burocráticas, de pronto o Gabinete do Governador do Estado do Ceará nos enviou, o Sr. Ivaldo Paixão, Coordenador Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
E o que acontece em Alagoas? Recebemos as 15h45, do dia 15 de maio, bem após o inicio da abertura um e-mail com o seguinte teor:
Assunto: IMPOSSIBILIDADE DE COMPARECIMENTO
“O Senhor Teotonio Vilela Filho, Governador do Estado de Alagoas, no exercício do cargo do Governador do Estado, incumbiu-me de agradecer atencioso convite para participar da abertura solene do XI Igbà- Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil”.
Impossibilitado de comparecer devido compromissos anteriormente agendados, formulo votos de pleno sucesso ao evento.”
Como reza as normas da boa cartilha institucional, a resposta protocolar de Vossa Excelência , deveria ter vindo em tempo hábil, protocolada, datada e assinada.
Da próxima vez faz diferente, Governador: responde em tempo!
É bom, e demonstra respeito pela construção popular.
Respeito. Entende?

Raízes da África