Uma feira provisória vai abrigar os permissionários da feira Manaus Moderna, localizada na orla da cidade. De acordo com a Prefeitura, a feira será construída na Avenida Lourenço Braga. O espaço receberá feirantes que tiverem os boxes alagados com a subida das águas do rio Negro, na capital. A previsão é concluir a construção dentro de dez dias. ”, planeja Rogério.

De acordo com a Defesa Civil do Município, devido a subida do nível do rio, parte da feira começa a sofrer com alagamentos. Segundo o órgão, o local corre risco de ficar inundado. A construção de uma feira provisória deve evitar prejuízos e que as atividades sejam paralisadas. A cheia deve afetar todos os 840 permissionários da Manaus Moderna, segundo estimativa da Defesa.

Segundo o secretário de Produção e Abastecimento de Manaus, Rogério Vasconcelos, os primeiros feirantes a serem transferidos serão os comerciantes de peixes e carnes. A escolha deve-se ao fato que as áreas onde funcionam as bancas de carnes e peixes serão as primeiras a sofrer com a alagação, explicou o secretário da Sempab.

Verba emergêncial
A Prefeitura autorizou, na semana passada, a liberação de verba emergencial no valor de R$ 626 mil para construção dos boxes da feira provisória, que terão estrutura de madeira e cobertura de alumínio para abrigar feirantes e consumidores.

Cheia rio Negro
As águas do rio Negro não param de subir e a cota divulgada nesta sexta-feira (11) é de 29,64 metros. O nível está a 13 centímetros a menos da maior cheia registrada no Amazonas, em 2009. A Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, já está sendo afetada.

Nas calçadas e no asfalto de uma das principais vias da capital, já é possível notar grande quantidade de água. Pedestres e motoristas começam a redobrar a atenção durante o trânsito no local.

A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que o nível do rio Negro, em 2012, ultrapasse a grande cheia de 2009. Naquele ano o registro máximo foi de 29,77m. Para este ano, a previsão é que as águas podem subir até 30,13m. No dia 31 de maio um novo alerta de cheia será emitido pelo órgão.