As famílias afetadas pelas enchentes no município de Quebrangulo receberam suas novas casas na manhã desta sexta-feira (11). O vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, participou da inauguração do Conjunto Residencial Frederico Maia Filho, que conta com 201 unidades habitacionais, praça, campo de futebol, estação de tratamento de esgoto, água encanada, rede de energia elétrica, calçamento.
Das 201 unidades habitacionais, 195 têm 40m² de área e seis têm 60m², estas adaptadas para deficientes físicos. Além de infraestrutura completa, o conjunto possui lotes destinados ao comércio. Também foram inauguradas a quadra de poliesportiva Corina Alves Feitosa e a escola municipal de nível fundamental Professor Antonio de Oliveira Santos, que possui seis salas de aula.
“Essa inauguração tem um caráter especial, pois é o primeiro conjunto entregue absolutamente concluído. Aqui tem esgoto tratado, água, luz, calçamento, tem tudo que uma comunidade quer e precisa para viver com dignidade”, disse Nonô.
O vice-governador lembrou que, no final do ano passado, com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, que garantiu uma excepcionalidade para a entrega parcial dos conjuntos habitacionais, o Governo do Estado entregou 1479 casas destinadas às vítimas das enchentes nos municípios de São José da Laje, União dos Palmares, Cajueiro, Capela, Branquinha, Rio Largo e Murici que estavam abrigados em barracas.
“Estamos cumprindo o compromisso de reconstruir cidades muito melhores para dar mais qualidade de vida para a população. As obras deste governo são medidas pela felicidade da sua gente. As casas já estão cheias de vida, com alegria, esperança e perspectiva de futuro”, declarou o vice-governador.
A nova moradora do residencial, Luzia Justina da Silva, não escondeu a emoção de receber sua primeira casa própria. “Já estou arrumando minha casa para morar com meu marido e meus filhos. Era meu sonho ter minha casa. Eu estou muito feliz”, disse Luzia que recebeu a chave das mãos do vice-governador.
O prefeito Marcelo Lima homenageou com uma placa os familiares dos personagens que deram seus nomes às ruas, quadra e escola do residencial, como forma de reconhecimento aos serviços prestados a comunidade quebragulense. “Não foi fácil enfrentar aquele momento de tragédia. Mas com o apoio de amigos e a fraternidade de todos os alagoanos, nós pudemos seguir em frente, e lutar pela reconstrução de Quebrangulo. E hoje estamos aqui, reestabelecendo lares e vidas”, destacou o prefeito.
Prazos
O coordenador do Programa já esteve reunido com os prefeitos dos 19 municípios atingidos e representantes da Caixa, onde foram discutidos os prazos para entrega dos cadastros das vítimas e demais detalhes para a entrega das casas nos municípios que estão com as obras avançadas. “Todos os envolvidos nesse processo têm sido grandes parceiros e colaboradores. Todos estão trabalhando incansavelmente para devolver a essas famílias condições muito melhores de vida”, afirmou Thomaz Nonô.
O vice-governador também destacou a gratuidade das casas. “Essas são as únicas unidades habitacionais do programa “Minha Casa Minha Vida” que estão sendo dadas de forma gratuita. Cuide bem, com carinho dessas casas. Desejo muitas felicidades aos novos moradores”, disse Nonô.
De acordo com a Medida Provisória Nº 561, divulgada no Diário Oficial da União, o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) garantirá os recursos para quitação dos imóveis, isentando famílias que perderam a casa durante situações de emergência. A subvenção econômica será concedida para pagamento das prestações do financiamento, que deve ser quitado em 120 meses, e não será permitida, nesse período, a transferência de titularidade do imóvel residencial.
“Esta medida provisória representa o prestígio do Governo do Estado junto ao governo federal. É uma vitória para os desabrigados e para todos os envolvidos nesse processo, um triunfo do trabalho desta coordenação e de toda a equipe do Governo Teotonio Vilela. Como coordenador do Programa da Reconstrução, desde o princípio, defendi a tese de que era necessário encontrar uma solução do governo federal. Nós batalhamos para uma solução sem ônus para os desabrigados, e conseguimos”, ressaltou Thomaz Nonô.
Também estiveram presentes na inauguração os deputados estaduais Edval Gaia, Gilvan Barros, Sérgio Toledo e João Henrique Caldas, o deputado federal Maurício Quintela, o senador Benedito Lira, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Hebert Buenos Aires, o vice-prefeito Artur Lima e demais autoridades e vereadores do município.