O 13 de maio é data para contestar o oficialismo do Estado.

08/05/2012 09:09 - Raízes da África
Por Arísia Barros

No ano de 1978, a data 13 de maio foi transformado pelo Movimento Negro Unificado- MNU-, em Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.
O 13 de maio é data para contestar o oficialismo do Estado que nos “vende” uma tal de Abolição da Escravatura, sem discutir os aspectos estruturais, contemporâneos e viscerais do racismo brasileiro.
A data 13 de maio é uma oportunidade ímpar de agregar universos de idéias, pessoas e instituições das mais variadas tonalidades e ideologias para comemorar uma batalha ganha: Os 10 x 0 do Supremo Tribunal Federal pela constitucionalidade das cotas nas universidades brasileiras. Mas, não dá para esquecer que a luta continua...
Os Ígbàs -Semináris Afro-Alagoanos, agora em sua décima primeira edição , como ações contínuas, do Projeto Raízes de Áfricas, ousam dimensionar trilhas e caminhos trazendo para o palco a mobilidade discursiva com um caráter educativo e formador, cruzando fronteiras e atravessando séculos, nas falas com saberes socioétnicos, acadêmicos, institucionais dos e das palestrantes convidadas. Agregando significados e significantes.
Agregando apoios como do Ministério de Educação (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Educação
Como estabelecer o comparativo entre a teoria e a prática,ou como posso ser contra ou a favor se não me permito olhar em volta e ouvir o que o outro- diferente de mim- tem a dizer?
Queremos ir além do diálogo mudo ou dos achismos históricos. Capturando registros, revirando as histórias e memórias do saldo dos três séculos de colonização.
Memórias como patrimônio particular e coletivo.
Queremos ir além das discussões matematicamente metafóricas.
E convidamos você para está junto.
Pode ser?

Serviço:

XI Ígbà-Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil”
Inscrição para participação: Gratuita
Taxa de inscrição com certificação de 30 horas: R$:10.00 (dez reais)
Inscrição: O pagamento da inscrição poderá ser realizado no dia 15 de maio, a partir das 13 horas, na recepção do Seminário
Informações: (82)8827-3656/3231-4201
Locais: Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL
Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, bairro do Farol/Maceió,AL
Solicite a inscrição pelo e-mail: raizesdeafricas@gmail.com

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..