Representantes da comunidade do Vale do Reginaldo e técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) participam do Programa de Capacitação e Gestão de Equipamentos Públicos para gerir o Espaço Cultural Multiuso, que será implantado pelo Ministério da Cultura na comunidade. O Programa, elaborado pelo Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem início nesta segunda-feira (7), com conteúdo disponível a todos os interessados, em domínio da FGV Online.
São quatro vagas disponíveis aos gestores do Espaço Cultural Multiuso do Vale do Reginaldo, sendo duas destinadas aos moradores e duas para técnicos da Seinfra. Os representantes da comunidade são líderes que se destacaram em atividades sociais e culturais desenvolvidas no Vale do Reginaldo e tem o reconhecimento da comunidade. Os membros da Seinfra são técnicos da Superintendência de Articulação de Projetos Sociais com experiência em funções semelhantes.
As aulas têm por objetivo preparar os gestores das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs) com foco na gestão compartilhada e manutenção dos equipamentos públicos. O curso será dividido em três etapas compostas por estudo de casos, fundamentos de gestão, captação de recursos e parcerias e revisão do Plano de Gestão das Praças.
Ao início de cada módulo, os alunos terão acesso ao calendário específico, com atividades previstas e datas e horários para entrega de trabalhos e para realização de reuniões online. Ao término do curso, os participantes que concluírem com aproveitamento todo o programa receberão o certificado correspondente.
De acordo com a superintendente de Articulação de Projetos Sociais da Seinfra, Angela Paim, a população do Vale do Reginaldo apresenta uma explosão espontânea de talentos e criatividade que justificam a implantação do Centro Cultural.
“Um dos focos valiosos de Cultura no Vale é a tradição vigorosa do folclore, através do bumba-meu-boi e do côco-de-roda. É o único local em Maceió que confecciona os bois e fantasias para o carnaval. É também expressiva a motivação da comunidade por artesanato e por atividades esportivas. Por isso a necessidade e importância da construção de um centro com infraestrutura, capaz de oferecer apoio financeiro e pedagógico a população”, aponta Paim.
O ambiente virtual de aprendizagem pode ser acessado por qualquer membro da sociedade no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvonline/mincpec.
Espaço Cultural Multiuso
Além do Projeto Integrado de Urbanização, o Vale do Reginaldo está sendo contemplado, com um Espaço Cultural Multiuso, por meio do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. A população do Vale terá à disposição um espaço projetado para eventos de cultura e lazer, composto por auditório, áreas para exposições, oficinas de dança, música, teatro, artesanato, informática e anfiteatro.