Recebemos e socializamos a nota de repúdio do Núcleo de Parlamentares Negras e Negros do Partido dos Trabalhadores – NUPAN numa enfática demonstração de que é preciso,cotidianamente,  consolidar o coletivo social contra a frequente incidência do  racismo, revisitado e reiventado todos os dias. Imagine um negro ou uma negra sendo consultada por este senhor.

 

As Deputadas e Deputados Federais abaixo assinados, integrantes do Núcleo de Parlamentares Negros – NUPAN do Partido dos Trabalhadores - PT, vem através da presente repudiar de forma veemente o covarde crime praticado pelo médico Heverton Octacílio de Campos Menezes contra a cidadã Marina Serafim dos Reis.
Inicialmente nos solidarizamos com a Sra. Marina Serafim dos Reis e nos colocamos à sua disposição para, juntamente com a sociedade brasileira que trilha o caminho do bem e da busca da cidadania, adotar todas as medidas legais que objetivem enfrentar o racismo que ainda viceja na sociedade, na busca da igualdade efetiva, principalmente através da adoção das políticas públicas que promovam e estimulem práticas de enfrentamento à discriminação e à desigualdade, sem deixar de lado a execução das medidas punitivas diante dos crimes perpetrados.
A prática de racismo em quaisquer de suas modalidades é expressamente vedada pela Carta da República e pela legislação infraconstitucional. Os motivos de tais ações estão associados a uma torpe concepção arcaica de que o valor e as qualidades de uma pessoa podem ser mensurados pela cor de sua pele, o que evidentemente não encontra e não deve encontrar guarida no atual desenvolvimento da sociedade brasileira, mundial e dos Estados democráticos.
A agressão perpetrada pelo citado médico, cujo histórico já o desabona, representam idéias e ideais de quem não acompanhou o curso da história e de quem não evoluiu como cidadão.
Por fim, acompanharemos as medidas e providencias que serão adotadas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Distrito Federal, para a punição do agressor.
(Núcleo de Parlamentares Negras e Negros do Partido dos Trabalhadores – NUPAN)
Brasília (DF), 02 de maio de 2012


Benedita da Silva
Deputada Federal – PT/RJ