O Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), encerra o mês de abril com agenda movimentada. Depois de três dias abrigando as atividades da segunda virada cultural da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), que aconteceu de 24 a 26 de abril, o equipamento cultural lança neste sábado (28) a temporada 2012 do Projeto Linda de Música, iniciando com show acústico da cantora Millane Hora.
Situado no coração do bairro do Farol, em uma das artérias mais movimentadas, a Avenida Fernandes Lima, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas tem se mostrado uma boa opção de lazer para o maceioense e em especial para aqueles que residem em bairros da parte alta da cidade, que têm presenciado atrações interessantes e diferenciadas, seja no teatro, na música, dança ou artes plásticas. Dotado de um teatro de bolso com cerca de cem lugares, hall para exposições e estrutura de bar, o equipamento cultural tem como marca de atuação a pluralidade das atrações e o fomento da cultura alagoana, contribuindo para a formação de público em diversas manifestações artísticas.
Com várias atividades em prática – como realizador, parceiro ou apoiador – o IZP, por meio do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, vem facilitando o acesso da população ao que os artistas alagoanos têm produzido de melhor. Um bom exemplo disso é o Projeto Linda, que tem sua reestreia neste sábado iniciando com edição exclusivamente dedicada à música. No show, que terá início às 20 horas, com entrada franca, Millane Hora promete mostrar versão acústica do seu trabalho. A cantora, que é uma entusiasta de shows em espaços mais intimistas, fala animada sobre a apresentação: “Vai ser uma delícia poder ter um contato mais direto com o público e poder observar melhor a reação das pessoas na plateia”.
Projeto Linda
O diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Júnior Almeida, comenta sobre as características e importância da iniciativa cultural. “Nós temos realizado projetos em diversas áreas; por isso, pensamos em um formato que pudesse ter a flexibilidade para que pudéssemos contemplar artistas do teatro, da música, das artes plásticas, de todos os segmentos”, observa. “Vamos começar a temporada 2012 com música, mas não foi por nenhuma razão em especial; nosso critério é convidar as pessoas que estão produzindo, como é o caso da Millane, que lançou disco recentemente”, diz.
No saldo do projeto, que teve início em 2010, constam dezenas de edições, sempre com casa cheia. “A nossa função é dar espaço e visibilidade à produção alagoana em todas as artes, através do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, que é um local público e que tem condições de abrigar uma produção diversificada; é facilitar o acesso da população a arte feita aqui, com entrada franca, num espaço confortável para pequenas e médias produções”, ressalta o diretor.
Assim como aconteceu em 2010 e 2011, o Projeto Linda de Música pretende ser uma ação frequente e continuada, dando oportunidade para mais artistas se apresentarem. “Dentro da programação do Projeto Linda, pretendemos apresentar uma edição mensal de música, combinada com artes visuais. Teremos edições dedicadas ao teatro, em duas frentes, com exibição de peças e realização de oficinas; estamos reativando também o Projeto Linda de Debates”, adianta Júnior.
Além da movimentação do Projeto Linda, o Espaço continuará desenvolvendo outras atividades em paralelo. No planejamento para 2012, ainda há espaço para um projeto semanal de cineclubismo, em parceria com a ONG Ideário; um projeto semanal de música istrumental, em parceria com o guitarrista Ricardo Lopes; além de oficinas de teatro.
“Nossa intenção é desenvolver projetos contínuos e duradouros, gratuitos e abertos à comunidade, que deem destaque ao que se produz aqui no Estado”, revela Júnior Almeida. “Sendo assim, os amantes da boa arte já podem se animar, pois o Linda Mascarenhas promete continuar sendo um espaço com portas abertas para as lindas manifestações culturais que acontecem em nosso Estado”, conclui.