O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido nesta quarta-feira (25) com a diretoria da Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL) para discutir alternativas de fomento do setor no Estado.
O objetivo da reunião foi fortalecer o apoio do Governo ao segmento, um dos principais eixos de desenvolvimento do turismo no Estado. Durante o encontro, o secretário Luiz Otavio Gomes tomou conhecimento das principais necessidades e demandas do segmento e definiu algumas iniciativas que podem ser viabilizadas com o apoio do Governo de Alagoas.
“O setor de bares e restaurantes tem que ser enxergado com grande atenção em Alagoas. Contamos com diversas opções, que atraem muitos turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. É fundamental fortalecermos esse setor do comércio, que garante a geração de emprego e renda e movimenta a economia local como um todo”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.
Realizadora de grandes iniciativas, como o Festival Brasil Sabor, maior feira gastronômica do mundo, onde um prato específico de destaque é oferecido nos principais restaurantes de cada capital brasileira, a Abrasel conta em Alagoas com 120 associados e pretende ampliar e regionalizar o número de participantes, incluindo referências como as regiões da Costa dos Corais e Lagoas e Mares do Sul.
Com o apoio de instituições como a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Movimento Alagoas Competitiva (MAC), serão elaborados projetos que busquem trazer novos associados para Abrasel, que em apenas dois anos triplicou o número de empresários envolvidos.
Capacitação
Outra demanda exposta pela diretoria da Abrasel diz respeito à qualificação profissional dos prestadores de serviços dos bares e restaurantes em Alagoas. A proposta, que deverá ser feita em consonância com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), é que seja elaborado um plano de capacitação específico para esse setor, contemplando as áreas que apresentam maior carência de serviços no tempo mais breve possível.
“O Governo vem apostando na qualificação dos profissionais de todas as áreas. Dentro do Programa Alagoas Tem Pressa, temos a meta de qualificar 70 mil profissionais nos próximos três anos. Com o apoio do secretário Alberto Sextafeira, vamos buscar formas de suprir a carência de profissionais do setor de bares e restaurantes”, destacou Luiz Otavio Gomes.
O projeto de implantação de uma Escola de Gastronomia e Hotelaria, que já foi discutido com entidades como o Sebrae e a Associação Comercial do Estado de Alagoas, também foi abordado na reunião. O centro, que funcionaria em tempo integral, seria uma referência para profissionais que desejam se inserir no mercado e contaria com cursos para chefs de cozinha, garçons, recepcionistas e gerentes hoteleiros, entre outras funções.