Durante toda esta semana, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) está mantendo uma equipe de limpeza de canais atuando no bairro da Levada. Mais de vinte agentes do órgão trabalham no desassoreamento do canal que corta o bairro, atuando de forma preventiva, deixando o local pronto para enfrentar a ocorrência de chuvas, minimizando a possibilidade de transbordamentos, mesmo em caso de chover forte na capital alagoana.
Segundo o superintendente do órgão, José Roque da Silva, o trabalho é intenso e prioriza a desobstrução do canal. “Apesar de os últimos dias terem registrado altas temperaturas, não vamos relaxar e continuaremos trabalhando intensamente nos principais canais da cidade. Mesmo que não chova forte nos próximos dias, esta ação é importante na preparação dos canais para a época do inverno”, disse ele.
Uma preocupação das equipes de limpeza é a retirada do lixo não degradável (sacolas plásticas, vidros, pneus, entre outros) lançado no canal pela população por onde ele passa. Em ações passadas já foi registrado que a presença de entulhos, como um pedaço de um sofá, impedia o fluxo da água através daquelas pequenas pontes de passagem. Os agentes também trabalham muito na retirada de entulhos de construção e de lixo doméstico.
Uma parte da equipe da Slum está atuando na limpeza do Riacho do Elói, também localizado na Levada. A expectativa da diretoria de Planejamento do órgão é concluir todas as atividades programadas até esta sexta-feira (27). Caso não seja possível, os trabalhos prosseguem normalmente na próxima semana.