No Dia da Promoção e da Qualidade de Vida, as pessoas que foram à orla de Maceió, no espaço destinado ao lazer, tiveram a oportunidade de desfrutar de uma série de serviços de saúde. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através da Diretoria de Promoção à Saúde, em parceria com faculdades e empresas da iniciativa privada.

O evento teve como finalidade orientar a população sobre os cuidados que devem ter com a saúde. “A iniciativa teve o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de adotar hábitos e alimentação saudáveis, além de evitar doenças que ocorrem em função do sedentarismo e o consumo de alimentos gordurosos, salgados e outros”, destacou a diretora de Promoção à Saúde, Eliana Padilha, lembrando que a Sesau durante todo o ano realiza ações voltadas para melhoria da qualidade de vida da população.

A novidade deste ano foi à orientação sobre mal de Parkinson e a atividades para relaxamento. Nas tendas espalhadas ao longo da avenida, a população teve acesso à verificação da pressão arterial, testes de glicemia e DST/Aids, medição do peso e do Índice de Massa Corpórea, avaliação bucal para prevenção do câncer bucal e, para as crianças um escovatório, onde profissionais orientavam a forma correta de escovar aos pais.

Num outro espaço, estudantes de Fisioterapia realizavam exercícios diversos. Quem foi à orla desfrutar do domingo ensolarado, além de ter acesso aos serviços de prevenção, aproveitou para participar de aulas de dança que ocorreram durante toda a manhã.

Apesar de estar passeando na orla, Fátima Melo resolveu parar e utilizar um dos serviços. A dona de casa afirmou que é importante o trabalho realizado pela secretaria, porque muitas pessoas relaxam em relação à saúde, o que acarreta em problemas futuros. “Os que já passaram dos 50 anos devem sempre que possível estar com os seus exames em dia, principalmente quem é hipertenso”, frisou.

Apesar de anualmente fazer seu check-up, a aposentada Telma Ferreira Costa também resolveu interromper por poucos minutos a caminhada que fazia para verificar a pressão. Para ela, a ação é um incentivo para a população se conscientizar e procurar mudar os seus hábitos, principalmente em relação aos exercícios físicos e à alimentação.