O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev), paralisou, nesta quinta-feira, 19, as atividades da Agência da Previdência Social Ary Pitombo, mesmo existindo uma decisão judicial solicitada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS/AL) para não haver o impedimento do acesso de servidores e segurados naquela agência. O INSS encaminhou à Justiça Federal, na tarde de ontem, um documento – Ação de Interdito Proibitório – visando garantir o acesso da população aos serviços, assim como garantir aos servidores o acesso ao trabalho.
A Gerência Executiva do INSS está ciente de que as condições do prédio onde funciona a agência Ary Pitombo não são ideais, porém não oferecem perigo à integridade física dos servidores e segurados e também não há risco de desabamento. Segundo o laudo atestado pelo engenheiro Marcos Valério Revoredo, da Superintendência Regional do INSS/Recife e o engenheiro André Cavalcanti Calado, após vistoria, o prédio apresenta desgastes naturais, mas não está condenado.
O INSS vem tentando conseguir, para locação ou compra, um imóvel às proximidades da agência atual para a transferência da unidade. Atualmente, a agência atende cerca de 750 segurados e beneficiários por dia, entre atendimentos espontâneos e agendados. “O Setor de Logística do INSS está com dificuldade de encontrar, no mercado imobiliário, um imóvel entre 800 a 1.000 m². Temos de conseguir um prédio nas proximidades da agência atual, para não dificultar o acesso dos segurados. Até a presidência do INSS, em Brasília, está trabalhando essa possibilidade”, disse o gerente-executivo Edgar Barros.
Além disso, a iniciativa dessa mudança partiu da Gerência Executiva, em Maceió, que está trabalhado para que a população seja atendida em acomodações mais dignas e os servidores tenham melhores condições de trabalho. “Estamos trabalhando firme, desde o ano passado, no processo de mudança da agência Ary Pitombo. A iniciativa da mudança foi minha”, completa o gerente do INSS. “Ninguém me pediu nada. Na condição de gestor percebi que a sociedade e os colegas precisavam de um local melhor e determinei a abertura de processo para conseguir um terreno para a agência”, disse.