O governador Teotonio Vilela Filho empossou, na manhã desta segunda-feira (16), o presidente José Bastos Barroso e os novos conselheiros do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) para o biênio 2012/2014. A posse deste órgão, que é vinculado ao Gabinete Civil do Estado, contou com a presença do secretário-chefe Álvaro Machado, do diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Lúcio Melo, e de representantes de diversos segmentos que atuam diretamente com a causa do trânsito, como a Polícia Militar (PM), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de alguns municípios.
Durante a solenidade, o secretário Álvaro Machado falou sobre as atribuições do Conselho. “Se os problemas com o trânsito estivessem resumidos a engarrafamentos e outras questões menores seriam menos relevantes, mas essa temática envolve vidas, é um problema de saúde pública. O que emana deste Conselho é uma tarefa de suma importância, seus mandatos não são apenas um cumprimento burocrático, mas tarefas de alta responsabilidade e de repercussão enorme”, comenta.

Machado pediu que o novo Conselho priorize a extinção dos recursos de multa atualmente presentes no órgão. Além disso, ressaltou a preocupação do Governo em relação aos acidentes com motocicleta e afirmou que é desejo do governador a criação de um Conselho Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto. O secretário ainda parabenizou a antiga gestão do Cetran, que municipalizou as ações de trânsito, descentralizando as deliberações e dando maior autonomia aos órgãos municipais.

Sobre o Cetran
Vinculado ao Gabinete Civil, o Cetran é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador do Sistema Estadual de Trânsito. Possui 14 membros e é responsável pelo julgamento em segunda instância dos recursos interpostos contra penalidades aplicadas por órgãos e entidades executivas de trânsito e rodoviários do Estado e dos municípios.

Atualmente, compõem o colegiado representantes do Conselho Regional de Psicologia, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar (PM), DER, Sindicato dos Médicos, SMTT de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos índios, Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Passageiros de Maceió, Sindicato dos Taxistas e Detran.