Empresas propõem aumento zero e mantém política de desvalorização dos jornalistas

17/04/2012 14:08 - Maceió
Por Redação

As empresas de comunicação do Estado - lideradas pela Organização Arnon de Mello, Pajuçara Sistema de Comunicação e Sistema Jornal de Comunicação – em nada avançaram na segunda rodada de negociações da campanha salarial dos jornalistas, realizada da manhã desta terça-feira, na Superintendência Regional do Trabalho (SRT). Após uma semana que tiveram para rediscutir as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, elas voltaram com o mesmo descaso e intransigência da reunião anterior, dizendo que só aceitam repassar aos salários a inflação acumulada nos últimos doze meses. Ou seja: zero de aumento real e nenhuma melhoria nas cláusulas sociais.

A proposta é pior que o acordo fechado com os radialistas, os quais obtiveram reajuste de 8%, um pouco acima da inflação. As empresas sequer levam em conta o critério da isonomia, que orienta tratamento igual para categorias da mesma área. Enquanto o lucro (financeiro e político) dos donos das empresas cresce e eles investem em alta tecnologia, o que sobra para os profissionais são migalhas, desvalorização e desmotivação. Diversos colegas têm deixado as empresas e migrado para outros estados por causa dos baixos salários, e por não terem perspectiva de ascensão. Há vários anos, enquanto a economia cresce e outras categorias de trabalhadores obtém ganho real, nós jornalistas apenas noticiamos, porque os patrões da mídia nos negam o mesmo direito e sobem no palanque com o velho discurs o artificial.

Diante deste quadro e da necessidade de reagirmos à postura patronal, o Sindicato conclama todos os jornalistas do estado à mobilização. Só com muita pressão e luta conseguiremos sensibilizar os Srs. Fernando Collor, João Lyra, João Tenório, Tomaz NonÃ?, Miguel Palmeira e demais proprietários de veículos de comunicação de Alagoas para que tratem os jornalistas com dignidade e respeito.

O Sindicato convoca toda a categoria para uma grande assembleia na próxima segunda-feira (23/04), a partir das 19h30, na sede da entidade, para deliberar sobre a “proposta” apresentada pelas empresas e quais os próximos passos da campanha salarial. A entidade voltará à mesa de negociação com os representantes dos patrões na terça-feira (24/04), às 10h, na SRT.

O Sindicato irá às redações nesta sexta-feira (20/04) para passar mais informes das negociações e conclamar os jornalistas à luta!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..