Não vai ser fácil para o atual prefeito de Maribondo, José Marcio Tenório - “Zé Marcio” (PSC), conquistar sua reeleição à Prefeitura da cidade. Considerada uma administração caótica no município, a gestão do prefeito não está bem avaliada na opinião dos eleitores e, principalmente, dos munícipes.

Com quase onze mil eleitores, Maribondo enfrenta hoje grandes dificuldades nas áreas sociais e administrativas. Em 2010, por exemplo, vereadores se reuniram durante sessão na Câmara Municipal para analisar um processo que poderia cassar o mandato do prefeito devido às denúncias de desvio de dinheiro público. O resultado da votação foi de 3 x 3 e o processo foi arquivado pela presidenta da Casa – à época, Ledja Costa Melo (PRP), alegando falta de coerência nas denúncias e entendendo que existiu um jogo político de interesse familiar.

Porém, não é só na Câmara que o clima de animosidade afeta o prefeito. Os servidores municipais têm sido um dos principais adversários de “Zé Márcio”. Segundo uma fonte – prefere não revelar o nome -, hoje, 26, os filiados que compõe o SINTEDIAL, SINDPREV, SIMDSPREMM E CUT estariam na Câmara de vereadores pressionando os parlamentares para votar o afastamento do gestor, no entanto, a sessão ordinária foi adiada para próxima quinta-feira (29). Neste dia (há dúvidas por conta dos acertos políticos entre vereadores e prefeito) deverá ser analisado e colocado em votação o pedido de afastamento do gestor.

Salários atrasados

Os servidores cobram da administração municipal o cumprimento do pagamento de salário referente ao mês de fevereiro de 2012 de várias categorias, pagamento de 1/3 de férias que os funcionários estão sem receber, gratificações, abono família cortado no início deste ano, e também, o afastamento do prefeito para que seja investigado o que está acontecendo com o dinheiro público.

Clima político

O astral político de “Zé Márcio” não está nada bem. Eleito em 2008 com o apoio do ex-prefeito, Cleovan Almeida (PSL), o chefe do Executivo não cumpriu com os acordos políticos e criou um clima de “traição” para Cleovan. Hoje, o ex-prefeito é um forte candidato a ocupar mais uma vez a cadeira que foi sua por dois mandatos. (2000-2004/2004-2008).

Na Câmara, para se livrar da oposição, “Zé Márcio” tem feito acordos com os vereadores para manter maioria na casa. Até quem era contra administração atual tornou-se aliado por conta das vantagens que terão já na eleição deste ano. Entretanto, a aquisição de novos aliados (ex - adversários) tem causado ciúme de quem apostava sair da cadeira do legislativo municipal para ser o vice na chapa do atual prefeito.

A reviravolta na política maribodense promete ser ainda mais agitada e diferente dos últimos pleitos eleitorais.

Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com