Durante a última semana, a diretora de Promoção e Vigilância em Segurança Alimentar da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fátima Pinto, visitou as instalações do Centro de Referência Butantã de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS-BT), no Estado de São Paulo. O objetivo da visita foi conhecer o projeto paulista de desenvolvimento socioeducativo, que é o único voltado para sustentabilidade no Estado.
Criado em 2010, o Centro realiza atividades para formular e desenvolver a política local de alimentação sustentável, além de implementar programas de transferência de alimentos, como restaurantes populares e hortas comunitárias. Esta última ação, aliás, ganhou destaque na avaliação da diretora Fátima Pinto. “O trabalho que eles realizam para estimular o plantio em pequenos espaços e hortas é muito interessante – e aplicável ao Estado de Alagoas. Vamos buscar fazê-lo aqui também, no sentido de orientar as pessoas sobre o cultivo sustentável, com adubos naturais que podem ser feitos pela própria comunidade”, pontuou em entrevista.
Além disso, o CRSANS dispõe de uma cozinha industrial, que é utilizada em atividades de capacitação com base na economia solidária, através de cursos e palestras sobre alimentação saudável e sustentável. Para Fátima Pinto, este modelo também poderá ser efetivado em Alagoas, com o intuito de estimular ações de geração de renda e qualificação profissional para as populações em situação de vulnerabilidade social.
Ainda durante a visita à cidade de São Paulo, a técnica da Seades participou de um encontro com a vice-prefeita e secretária Municipal de Assistência Social de São Paulo, Alda Marco Antônio, no qual foram discutidas as políticas de Assistência em ambos os Estados e a necessidade de projetos inovadores como o CRSANS na promoção de um desenvolvimento cidadão e sustentável.