Os alagoanos ganharam uma grande ferramenta para a obtenção de dados socioeconômicos do Estado. Nesta terça-feira (20), o vice-governador José Thomaz Nonô e o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, lançaram oficialmente o portal Alagoas em Dados e Informações, plataforma interativa que contém estatísticas, dados atualizados, mapas, gráficos e imagens sobre a sociedade, a geografia e a economia alagoana.
Com acesso rápido e prático, o Alagoas em Dados e Informações conta com um moderno layout e é de fácil navegação. Elaborado pela superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria do Estado e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o portal é dividido em quatro categorias – Cidadão, Governo, Pesquisa e Investidor – o portal oferece ao público um conteúdo personalizado, disponibilizando as informações consideradas prioritárias para cada um desses segmentos. O conteúdo já está disponível através do domínio informacao.seplande.al.gov.br.
“O lançamento oficial do Alagoas em Dados e Informações representa o esforço do governo do Estado em organizar toda essa base de dados e informações para a sociedade alagoana. É importante destacar a capacidade de articulação dos gestores do executivo, que reuniu parceiros fundamentais para a conclusão desse projeto”, destacou Luiz Otavio Gomes.
O secretario de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico ainda enfatizou a parte técnica e operacional do portal, que possibilita a diversos segmentos o acesso às informações. “Atingiremos aos públicos: do governo, responsável pela elaboração de políticas eficazes; do investidor, para os integrantes do setor empresarial que desejam empreender em Alagoas, além de pesquisadores, que utilizam dessas informações para produzirem mais conhecimento”, concluiu.
O Portal
O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, apresentou de maneira detalhada todas as ferramentas, formas de acessibilidade e os setores utilitários existentes no Alagoas em Dados e Informações, durante o lançamento do portal.
Para a captação dos dados, foram formadas parcerias com instituições reconhecidas como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), DataSus, Ministério da Educação, Secretaria de Estado do Turismo, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, entre outros.
“O apoio dessas instituições foi fundamental para o Alagoas em Dados e Informações. Agora o Estado conta com uma fonte confiável de estatísticas e gráficos, que podem ser acessados de maneira rápida, com uma série de utilitários que facilitam a assimilação do conteúdo”, explicou Thiago Ávila.
A plataforma também possibilita aos visitantes acesso à WikiAlagoas, enciclopédia colaborativa que contém informações atualizadas sobre a história, cultura, esporte, geografia e de dados dos 102 municípios alagoanos. O projeto de implantação do portal é financiado pela Seplande, sendo executado e supervisionado pelo professor Evaldo Mendes e dez estudantes da Ufal, bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Outros dois produtos da Seplande estão disponibilizados no portal. O primeiro é o Alagoas Geográfico, banco de dados para web onde é possível ter acesso a informações geoespaciais como: imagens de satélites de baixa e alta resolução, mapas temáticos, dados de relevos, entre outros.
O segundo é o Sistema de Informações Municipais (SIM), ferramenta que disponibiliza um conjunto de estatísticas sobre o Estado de Alagoas. Através do SIM, é possível realizar consultas e gerar relatórios sobre agropecuária, educação, saúde, infraestrutura, economia e diversas outras informações.
Após a explanação o vice-governador José Thomaz Nonô demonstrou entusiasmo com a nova ferramenta. Ele acredita que o portal contribuirá e muito para a construção de políticas públicas por parte do executivo estadual nos próximos anos.
“Essa é uma entrega para o Estado que a gestão do governador Teotonio Vilela Filho faz. É importante frisar que o portal servirá como um instrumento para o planejamento e execução de ações. Nunca se colocou na história de Alagoas um volume de dados e informações dessa magnitude”, destacou.
Participaram do lançamento do portal o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, o deputado Estadual Ronaldo Medeiros, o pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lyra, além de representantes das instituições parceiras.