Quinze dias. Esse é o prazo para o lançamento do edital da licitação para o sistema de transporte urbano em Maceió. A garantia foi do prefeito Cícero Almeida durante o programa Conversa de Botequim. O assunto começou a ser debatido em 2007, com uma ação do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) com o intuito de reorganizar o sistema de transporte coletivo.
Para Almeida, a licitação dos ônibus na capital é uma questão de grande complexidade, principalmente pela falta de uma pessoa no município para desenvolver os projetos. “Aqui existe apenas um projetista para desenvolver projetos do Estado e do município. Foi necessária a contratação de uma empresa para que a licitação tivesse andamento”, afirmou.
Segundo ele, todos os pontos do edital foram questionados pelo Ministério Público, o que ocasionou uma série de reformulações. “O município está fazendo algumas correções, mas no máximo de 15 dias ele (edital) estará pronto”, garantiu.
Mototaxistas
No que depender do prefeito Cícero Almeida os mototaxistas em Maceió não serão regulamentados. Almeida que os riscos da atividade só engrossam as estatísticas de acidente em todo o país.
De acordo com o prefeito, cerca de 4 mil mototaxista rodam em Maceió e são cadastrados a empresas. “A nossa preocupação é em todos os aspectos. Não posso permitir que eles baguncem Maceió”, colocou.
Ainda segundo ele, uma fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió será intensificada, não só para os motostaxistas, mas os veículos que fazem lotação. A muta de acordo com Almeida iria de R$ 600 a R$ 2 mil. “Enquanto for prefeito essa situação não será resolvida”, colocou.