Técnicos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) estiveram reunidos nesta quinta-feira (15) para alinhamento e análise da situação demográfica e epidemiológica do Estado. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Hotel Tambaqui, contou com a participação das equipes temáticas de urgência e emergência, psicossocial e oncológico.
Dividida em palestras e trabalhos em grupo, a atividade abordou os fundamentos e componentes de rede, estabelecendo uma interação com os Sistemas de Atenção à Saúde. Foram discutidos ainda a situação da área no Brasil e em Alagoas, os fundamentos da construção e a estrutura operacional da RAS, além da agenda das redes temáticas.
Segundo a superintendente de Gestão e Participação Social (Sugeps) da Sesau, Sylvana Medeiros, a ideia é garantir a integralidade do sistema. “Pretendemos promover a integração de ações e serviços. Para isso, a Saúde trabalha em diversas frentes, como o reordenamento do modelo de gestão e a atualização do plano diretor de regionalização”, disse.
Além disso, também constam entre as estratégias o planejamento integrado, a contratualização das responsabilidades sanitárias, o fortalecimento da governança por meio das comissões de intergestores regionais, a formação de grupos condutores regionais e temáticos e a consultoria do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) para capacitações.
“Iniciamos essas discussões quanto à Rede de Atenção à Saúde ainda no ano passado junto ao Ministério da Saúde e ao próprio Conass e já temos os grupos condutores e os grupos temáticos conforme estabelecido no decreto presidencial nº 7508/2011”, acrescentou a superintendente de Gestão e Participação Social.
A assessora técnica da Sugeps, Noélia Barboza, ressalta que o objetivo da reunião com os técnicos da RAS é também refletir sobre a situação da saúde no País e no Estado. “Precisamos ver os principais problemas a serem enfrentados. As estratégias são desafiadoras, mas acreditamos nela e vemos que a rede já está funcionando em alguns locais”, destacou ela.

Maceió